compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Aprenda a identificar adulterações e garantir a qualidade da sua creatina com um teste caseiro, simples e eficaz
Um teste simples com iodo pode ajudar consumidores a identificar possíveis adulterações na creatina, um dos suplementos mais populares entre praticantes de atividades físicas.
A técnica foi apresentada pelo professor Henrique Esi Toma, do Instituto de Química da USP, durante entrevista ao programa Fantástico do último domingo (01).
Teste caseiro para detectar amido na creatina: Misture o suplemento com água e adicione gotas de iodo; a solução deve permanecer amarela intensa se for pura.
Como funciona o teste caseiro
Para identificar a presença de amido, o professor Toma recomenda o seguinte procedimento:
Misture o pó do suplemento com água.
Adicione algumas gotas de iodo.
Se o suplemento for puro, a solução terá uma coloração amarela intensa. Caso a mistura escureça, é um indicativo da presença de amido em quantidade superior ao permitido. Vale ressaltar que o teste caseiro detecta apenas amido, mas outras adulterações não são identificadas.
Segundo o portal Nsctotal, a Abenutri recomenda que os consumidores verifiquem a procedência dos produtos, optando por marcas confiáveis e exigindo certificações de qualidade.
O caso reforça a necessidade de atenção redobrada com o que se consome, especialmente em produtos destinados à saúde e ao desempenho físico.