Vestibular Unesp aplicará domingo e segunda (8 e 9/12) as provas da 2ª fase

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os cadernos de questões poderão ser consultados a partir das 20 horas de cada dia de exame, no site da Vunesp.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará em 8 e 9 de dezembro, domingo e segunda-feira, a prova da segunda fase do Vestibular 2025 para 32.467 candidatos em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

O exame oferece 6.596 vagas em 24 cidades de todas as regiões do Estado. A consulta de local de prova está disponível no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção.

A prova do primeiro dia, domingo, será composta por 24 questões discursivas das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias.

No último dia, segunda-feira, os candidatos deverão elaborar uma redação em gênero dissertativo e responder a 12 questões discursivas de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte).

Fechamento dos portões

Os portões serão fechados às 14 horas nos dois dias. Os candidatos devem comparecer ao prédio a partir das 13 horas, portando original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.

Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas. Os cadernos de questões poderão ser consultados a partir das 20 horas de cada dia de exame, no site da Vunesp. O resultado final será divulgado em 31 de janeiro de 2025.

Para os cursos do Instituto de Artes, na capital, e de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, em Bauru, é aplicada a prova de habilidades, conforme o calendário do Manual do Candidato, disponível para consulta nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

Reserva de vagas

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).

Vagas adicionais

A Universidade oferece também 449 vagas adicionais destinadas a participantes e medalhistas de olimpíadas do conhecimento. O resultado deste processo seletivo será divulgado em 16 de dezembro.

Além das vagas olímpicas, do Provão Paulista e do Vestibular Unesp, está previsto ainda o preenchimento de eventuais vagas remanescentes da Unesp para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024, todos os inscritos nos dois anos, mais de 8,9 milhões de candidatos, sem necessidade de estar inscrito no Vestibular Unesp.

O período para estes interessados declararem interesse e participarem das chamadas seguintes para matrícula vai de 28 de fevereiro a 5 de março de 2025, com cadastramento gratuito pelo site da Vunesp (www.vunesp.com.br).


+ Educação