compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A 10ª edição da Campanha Fique Sabendo está em andamento em Franca, oferecendo testes gratuitos de HIV e sífilis até o próximo sábado, 7 de dezembro
Campanha Fique Sabendo segue até sábado, 7, em Franca
A 10ª edição da Campanha Fique Sabendo está em andamento em Franca, oferecendo testes gratuitos de HIV e sífilis até o próximo sábado, 7 de dezembro.
Organizada pelo Programa Municipal IST/Aids, em parceria com o Programa Estadual de DST/Aids, a ação ocorre no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na rua Ouvidor Freire, 2109, no Centro.
Durante a semana, os testes são realizados das 8h às 17h, e no sábado, o atendimento será oferecido das 8h às 13h.
A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a população a conhecer seu status sorológico, fortalecendo o combate à epidemia de Aids e promovendo a prevenção, tratamento e cuidado.
Uma meta global para erradicar o HIV até 2030
Desde 2014, o Brasil adotou a meta da UNAIDS, agência da ONU para o combate à Aids, de alcançar o 95/95/95 até 2030:
– 95% das pessoas vivendo com HIV saibam de sua condição;
– 95% das pessoas diagnosticadas recebam terapia antirretroviral contínua;
– 95% das pessoas em tratamento atinjam carga viral indetectável, eliminando o risco de transmissão.
Além dessas metas, há o compromisso de promover zero discriminação contra quem vive com HIV. A testagem gratuita é um passo essencial nesse processo, ampliando o acesso ao diagnóstico e garantindo mais qualidade de vida para as pessoas afetadas.
Franca registra avanços, mas desafios continuam
Franca tem registrado avanços significativos no combate à Aids. Nos últimos 10 anos, a taxa de incidência da doença caiu cerca de 30%, enquanto as taxas de mortalidade foram reduzidas em 72% ao longo de 20 anos.
Apesar disso, a Aids ainda está entre as cinco principais causas de morte no estado de São Paulo, o que reforça a importância de iniciativas como a Campanha Fique Sabendo.
Informações e como participar
Se você nunca realizou o teste ou deseja saber mais, entre em contato pelo telefone (16) 3706-5394 ou visite o CTA durante o horário de atendimento. A saúde é um direito de todos, e o diagnóstico precoce salva vidas!