“Vovó Cachola” tem espetáculos, oficinas e projetos culturais gratuitos em Franca

  • Nene Sanches
  • Publicado em 29 de novembro de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atividades culturais e teatrais começam no fim de semana, com espetáculo apresentado a bordo da kombi transformada em casa-palco

O espetáculo  mergulha no universo dos atores de teatro itinerante, explorando a importância da arte (Foto: Claudia Massoli)

Após uma jornada cultural e de magia por sete cidades do interior paulista, a Companhia de Teatro Vovó Cachola está de volta a Franca, onde nasceu, para encerrar o Projeto Bendita La Mambembe.

A partir deste fim de semana, o grupo proporcionará dias de imersão em atividades culturais e artísticas a bordo da Kombi Bendita, transformada em uma casa-palco. Toda programação é gratuita.

Na semana em que Franca completou 200 anos de história, a Cia Vovó Cachola abrirá a programação do projeto. A primeira atividade será neste sábado (30/11), com a Oficina de Projetos Culturais, realizada pelos atores e produtores culturais Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, fundadores da Cia.

O encontro irá abordar detalhes sobre a lei de incentivo à cultura, ProAC – ICMS, que está viabilizando o Projeto Bendita La Mambembe. Ana e Edinho irão compartilhar suas experiências com artistas e produtores culturais interessados em colocar suas ideias no papel e captar recursos com o ProAC – ICMS. A oficina acontecerá no IPRA (Instituto Práxis de Educação e Cultura), das 9 às 17h.

Improvisos

Já no domingo (1º/12), a Vovó Cachola convida a comunidade para participar gratuitamente da Oficina de Clown, das 9h às 17h, também no IPRA.

As atividades serão conduzidas pela experiente Daniele Busatto, atriz, figurinista, produtora cultural e “usuária do nariz vermelho”, que convida os participantes para “um automergulho ao encontro de um estado de presença, verdade, liberdade e diversão”.

Através de jogos de improviso, presença cênica, exercícios de meditação e muita brincadeira, os participantes serão convidados a acessar esse estado brincante, livre e verdadeiro que é o estado da palhaçaria. Para participar, não é preciso ter experiência.

As inscrições para ambas as oficinas podem ser feitas acessando o link através do Instagram da Cia @vovocachola.

Nas escolas

Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, os atores realizarão intervenções artísticas nas escolas, divulgando o projeto, a cultura e a arte.

“Queremos resgatar os espetáculos de antigamente, a itinerância e levar essa magia para as escolas. É interessante como algo tão presente em nossa memória afetiva pode se tornar uma novidade e promover a conexão entre as gerações. Nós queremos plantar sonhos e ideias com esse espetáculo e encantar almas nas cidades por onde passarmos”, afirmou Anabrisa.

O espetáculo

Um dos momentos mais esperados do projeto é a apresentação do espetáculo infantil Bendita La Mambembe em Franca, que encerrará esta jornada itinerante pelo interior paulista.

As encenações acontecerão nos dias 7, 8 e 14 de dezembro, no Sesi Franca, na Praça da Juventude e no Assentamento 17 de Abril (Restinga-SP), respectivamente. Serão três apresentações com a Kombi Bendita, gratuitas e acessíveis em libras.

“Estamos muito ansiosos e felizes para nos apresentarmos em Franca, a cidade onde nossa história começou. A Kombi Bendita tem toda estrutura de uma casa, com pia, fogão, cama e a parte da sustentabilidade, e nós queremos dividir com o público esse universo dos atores itinerantes. No final do espetáculo, faremos o Bate papo sobre projetos teatrais e sustentabilidade e o público vai poder conhecer mais de perto sobre a Kombi”, comentou Edinho.

Dez anos da companhia

O projeto celebra os dez anos da Cia Vovó Cachola, que nasceu na cidade de Franca em 2013 e dedica-se a estudos e pesquisas que promovem a valorização da cultura brasileira. Os projetos do grupo já alcançaram mais de 35 mil pessoas.

Franca é a oitava cidade a receber o Projeto Bendita La Mambembe, que iniciou em agosto deste ano. No total, contabilizará mais de 100 atividades promovidas pelo grupo que também encantou o público em Ribeirão Preto, Monte Alto, Ubarana, Brotas, Itirapina, São Carlos e Santa Rita do Passa Quatro.

As aventuras deste projeto são compartilhadas no canal da companhia no Youtube (youtube.com/vovocachola) e nas redes sociais, no Instagram @vovocachola e www.facebook.com/VovoCachola.

O projeto é realizado pelo ProAC ICMS da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com o patrocínio das empresas Passalacqua Indústria, Transmog, Tietê Agroindustrial, Tip Toey Joey, Canal Artefatos, Tonin Superatacado, Flormel, Supermercado Irmãos Patrocínio, Quinelato Freios, Evasoft, Lopes Material Rodante, BMA Borrachas Monte Alto, Macopema e FBB Agrícola e Estival Calçados.

Sinopse do espetáculo

O espetáculo “Bendita La Mambembe” mergulha no universo dos atores de teatro itinerante, explorando a importância da arte e dos sonhos em um futuro marcado pelos desafios da crise climática.

Em um mundo onde as condições climáticas são extremas e até mesmo os sonhos e as memórias afetivas foram devastados, uma velha Kombi, casa de dois atores itinerantes, é a guardiã de muitas histórias e o palco para o nascimento de um novo sonho.

Inspirando-se em grandes pensadores e líderes como Ailton Krenak, Sidarta Ribeiro e Greta Thunberg, a peça convida o público a refletir sobre o futuro do planeta e o papel da arte na construção de um mundo mais sustentável.

A kombi, que serve como casa, palco e cenário, simboliza a busca por alternativas mais ecológicas, com a utilização de energia solar e banheiro seco.

O espetáculo, voltado para o público infanto-juvenil, é uma pausa na rotina acelerada dos dias atuais para pensar sobre o impacto ambiental e a importância de cultivar os sonhos, mesmo diante das adversidades.

SERVIÇO

Projeto Bendita La Mambembe em Monte Alto

Oficina de Projetos Culturais

30/11 – Sábado – das 9h às 17h

IPRA – Instituto Prático de Educação e Cultura (Rua Diogo Feijó, 1956, Estação) 

Oficina de Clown

01/12 – Domingo – das 9h às 17h

IPRA – Instituto Prático de Educação e Cultura (Rua Diogo Feijó, 1956, Estação)

Espetáculo Bendita La Mambembe

07/12 – Sábado – 11h30 às 12h15 – Sesi Franca

08/12 – Domingo – 18h às 18h45 – Praça da Juventude

14/12 – Sábado – 17h às 17h45 – Assentamento 17 de Abril (Restinga/SP)

Bate-papo Kombi Sustentável

07/12 – Sábado – 12h15 às 12h45 – Sesi Franca

08/12 – Domingo – 18h45 às 19h15 – Praça da Juventude

13/12 – Domingo – 17h45 às 18h15 – Assentamento 17 de Abril (Restinga/SP)


+ Artes