Veja os 8 aparelhos que você nunca tira da tomada e arrasam a sua conta de luz

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de novembro de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Micro-ondas, televisão e cafeteira são alguns dos eletrodomésticos que costumam ficar sempre ligados na tomada, consumindo energia mesmo em standby

Eletrodomésticos e eletrônicos, mesmo em standby, consomem energia – foto Arquivo

 

Deixar eletrodomésticos em standby, ou seja, conectados à tomada mesmo quando não estão sendo utilizados, é um hábito comum para não precisar religá-los várias vezes.

Apesar da praticidade e da economia de tempo aparentes, essa ação pode impactar diretamente os gastos com energia elétrica.

Afinal, alguns dispositivos continuam consumindo energia mesmo no modo de espera, o que pode resultar em um aumento significativo nas despesas no final do mês.

Confira uma lista com oito aparelhos que devem ser sempre desconectados da tomada após o uso, para não pesar no seu bolso.

Entre os itens selecionados, estão fogões elétricos, televisores, lava-louças, consoles de videogame, entre outros.

Quais aparelhos não devem ficar sempre ligados na tomada?

Além de desligar os aparelhos pelo botão ou controle, também é necessário desconectá-los da tomada quando não estiverem em uso.

No índice abaixo, confira os itens que não devem ser deixados em standby para evitar o consumo excessivo de energia elétrica:

– Micro-ondas
– Máquina de lavar roupa
– Lava-louças
– Cafeteira
– Fogão elétrico
– Coifas
– Televisão
– Consoles de videogame

1. Micro-ondas

O micro-ondas está presente na maioria das cozinhas, e é comum que os usuários o deixem ligado na tomada o tempo todo, até quando não está sendo utilizado.

No entanto, ele é um dos chamados “dispositivos vampiros”, ou seja, mesmo fora de uso, pode consumir energia elétrica e impactar negativamente a conta de luz.

Embora o micro-ondas não tenha um gasto energético tão alto quando em standby, mantê-lo fora da tomada pode contribuir para uma boa economia a longo prazo.

Além disso, essa prática, aliada a um modelo com alta eficiência energética e a um uso adequado, pode otimizar ainda mais o consumo de luz do eletrodoméstico.

2. Máquina de lavar roupa

A máquina de lavar roupa é outro eletrodoméstico que não deve ficar em modo de espera.

Assim como o micro-ondas, as lavadoras também consomem energia quando estão conectadas à rede elétrica, mesmo que estejam desligadas no botão.

Por isso, é muito importante tirar o aparelho da tomada para evitar que a conta de luz fique mais cara e afete o seu orçamento.

3. Lava-louças

A lava-louças é um dos aparelhos mais desejados, visto que facilita a vida dos usuários em uma das tarefas domésticas mais odiadas.

Muitos acreditam que mantê-la sempre na tomada não é uma questão, mas ela também consome energia, pois fica em modo de espera.

Assim, mesmo sendo um consumo baixo, é recomendado sempre retirar o aparelho da tomada após o uso, para evitar surpresas na conta de luz.

4. Cafeteira

Por ser um aparelho pequeno e de baixo consumo, a cafeteira costuma ser deixada ligada na tomada.

Embora muitos consumidores vejam isso como uma forma de economizar tempo, esse hábito pode impactar o consumo de energia, já que, mesmo com o botão desligado, o dispositivo permanece em standby.

Alguns modelos de cafeteira consomem, em média, 96 kWh enquanto estão em modo espera. Mesmo não sendo um número elevado, ele pode fazer uma diferença significativa na conta de luz, principalmente quando se considera o gasto acumulado ao longo dos meses.

Ou seja, talvez o aumento mensal não te chame tanta atenção, mas, ao fazer as contas no final do ano, é possível perceber o real valor que poderia ter sido economizado.

5. Fogão elétrico

Ao contrário dos modelos convencionais, os fogões elétricos e de indução precisam apenas de energia elétrica para funcionar. Por isso, quando não estão em uso, mas continuam conectados à tomada, ficam em standby.

Logo, mesmo sem ser utilizado, o eletrodoméstico está consumindo energia, ainda que em menor quantidade. Para evitar gastos desnecessários na sua conta de luz, o ideal é sempre retirar o fogão da tomada quando terminar de usá-lo.

6. Coifas

Apesar de serem muito funcionais, as coifas não estão presentes em todas as casas. No entanto, quem investe nesse eletrodoméstico muitas vezes não sabe que ele não deve ficar ligado na tomada o tempo todo.

Isso porque, mesmo quando não está em uso, a coifa continua consumindo energia elétrica. Portanto, este hábito tende a fazer com que a conta de luz fique mais cara e o usuário tenha que ultrapassar o orçamento preestabelecido.

7. Televisão

Desconectar a televisão da tomada sempre que terminar de usar não é um hábito comum para a maioria das pessoas, exceto em casos de viagem.

Isso ocorre porque muitos acham mais prático e vantajoso não precisar colocar a TV na tomada toda vez que forem ligá-la, já que é um aparelho de uso frequente.

No entanto, o que muitos não sabem é que deixar o dispositivo conectado o tempo todo, mesmo desligado no botão, também consome bastante energia.

Embora o consumo seja menor em comparação ao uso ativo, ainda assim pode ser uma quantidade significativa que impacta diretamente a conta de luz.

Por isso, para economizar, é recomendado que, além de desligar a TV no controle remoto, você também a desconecte da tomada ao terminar de usá-la.

8. Consoles de Videogame

Os consoles de videogame geralmente vêm equipados com recursos de economia de energia. Porém, quando estão em modo de espera, continuam consumindo muita eletricidade.

Em média, esses aparelhos representam 6% da conta de luz de uma casa padrão.

Embora esse valor não seja alto quando considerado a longo prazo, ele pode se tornar uma quantia considerável, que poderia ser economizada se o hábito de desligá-los da tomada fosse adotado sempre após o uso.

*Informações TechTudo


+ Economia