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Embora pareçam apenas detalhe decorativo, possuem funções essenciais para a segurança, durabilidade e até para o desempenho dos sistemas de bordo
Apesar de parecer decorativos, pontos pretos no para-brisa têm sua função – foto O Globo
Presentes na maioria dos veículos modernos, os pontos pretos no para-brisa são acompanhados por uma borda preta áspera conhecida como “frit”.
Embora possam parecer apenas um detalhe decorativo, eles possuem funções essenciais para a segurança, durabilidade e até para o desempenho dos sistemas de bordo.
De acordo com o site norte-americano “DeDona Tint & Sound”, uma das principais finalidades das bordas e pontos pretos no para-brisa é assegurar sua fixação.
Antes das décadas de 1950 e 1960, os para-brisas eram fixados com uma moldura de metal, mas, com a evolução da tecnologia automotiva, essa técnica foi substituída por adesivos de alta resistência.
O “frit” cria uma superfície áspera que ajuda o adesivo a fixar o vidro ao carro de forma segura, além de proteger essa colagem contra a radiação ultravioleta (UV), que poderia deteriorar o material adesivo com o tempo.
Sem essa camada de proteção, o adesivo seria vulnerável ao desgaste devido à exposição prolongada ao sol, comprometendo a estabilidade do para-brisa.
Estrutura e segurança
Os pontos pretos e a borda do “frit” também desempenham um papel importante na fabricação do para-brisa.
Durante o processo de produção, o vidro passa por um forno que o molda e, sem o “frit”, ele apresentaria distorções ópticas devido à falta de uniformidade no aquecimento.
O “frit” esquenta mais rapidamente que o restante do vidro, permitindo que a temperatura seja distribuída de forma mais uniforme, o que evita essas distorções e preserva a transparência do vidro.
Os pontos pretos formam uma matriz de gradiente, onde a concentração de pontos diminui gradualmente em direção ao centro do vidro.
Esse padrão ajuda a criar uma transição suave entre a borda preta e a área transparente, minimizando o contraste e evitando reflexos e distorções ópticas que poderiam atrapalhar a visão do motorista.
Assim, contribuem para uma experiência de direção mais segura, aumentando a visibilidade e o conforto visual.
Além de sua função de fixação e proteção do adesivo, o “frit” e os pontos pretos reforçam a borda do para-brisa, a tornando mais resistente a impactos e ajudando a evitar rachaduras.
Com isso, a borda do vidro ganha uma camada extra de proteção que evita que pequenos danos se transformem em grandes trincas que possam comprometer a integridade do vidro.
A resistência estrutural extra proporcionada por esses pontos e bordas é fundamental para a durabilidade do para-brisa.
Outro benefício que os pontos pretos oferecem é o auxílio na distribuição do calor. Ao aquecer o vidro de maneira mais uniforme, evitam tensões térmicas que poderiam comprometer a estrutura do vidro ao longo do tempo.
Esse detalhe é especialmente importante em regiões de clima quente, onde a exposição ao sol pode aquecer excessivamente o carro.
Os para-brisas com pontos pretos também são projetados para otimizar a funcionalidade de tecnologias modernas.
Sistemas de sensores, como os de detecção de chuva e luz, dependem da uniformidade do vidro para operar corretamente, e o padrão de pontos ajuda a garantir a visibilidade e o desempenho dos sensores instalados próximos ao para-brisa.
Outro exemplo é o sistema de cobrança eletrônica de pedágios, que se beneficia de uma superfície de vidro homogênea e sem distorções ópticas para o funcionamento correto dos sensores.
*Informações O Globo