Objetivo é valorizar a importância do negro no esporte e também na sociedade
Na próxima terça-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, a Liga Nacional de Basquete (LNB) realizará um evento gratuito no Teatro do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo (SP), às 10h, com o tema “A importância da cultura negra na formação do basquetebol brasileiro”.
O encontro contará com uma palestra de Rafael Garcia, Coordenador de ESG da LNB, e um debate com participação de atletas do NBB CAIXA e do NBB Trio, além de Dandara Almeida (diretora do Centro Cultural São Paulo) e MC Max (percursor do movimento Hip Hop e comunicador).
A ação será realizada pela Liga em parceria com o Corinthians, por meio de seu Diretor de Esportes Terrestres, Marco Polo Lopes Pinheiro. O evento será gratuito e aberto ao público, mediante cadastro nesse link.
Abrangência nacional
O ano de 2024 será o primeiro em que o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) terá abrangência nacional. Seguindo o compromisso do Tratado Antirracista pela Diversidade, a LNB promoverá uma palestra com o objetivo de ampliar a conscientização dos amantes do basquete e mostrar que a modalidade deve contribuir no combate ao racismo através da educação e de ações constantes para o entendimento da tolerância e convívio com a diversidade.
O evento, que terá até duas horas de duração, será ministrado por Rafael Garcia, que já trabalhou no Sport Clube Corinthians Paulista e coordena todas as práticas ESG que a LNB adota e apoia. Ele foi o autor do Tratado Antirracista pela Diversidade, que vigora nas competições da Liga e da Associação Nacional de Basquete (ANB 3×3).
A palestra abordará desde a criação do esporte na América do Norte, a inserção dos atletas negros e a construção de sua imagem, a inserção da cultura negra e de rua na modalidade e a explicação dos contextos histórico-sociais que atravessaram o Brasil no decorrer do período, mostrando como o basquete esteve presente.
“A Liga Nacional de Basquete dá mais um passo importante no compromisso feito com a comunidade pelo Tratado Antirracismo pela diversidade. O evento tem o objetivo do reconhecimento histórico da cultura negra no país e na modalidade e a data é importante para reforçar esse objetivo”, afirmou Rafael Garcia, Coordenador de ESG da Liga Nacional de Basquete.
Tratado Antirracista
O Tratado Antirracista pela Diversidade surgiu de maneira pioneira no esporte nacional como um documento para combater manifestações discriminatórias nos ginásios e arredores das competições que a LNB promove, afim de acolher e proteger eventuais vítimas, sejam jogadores, comissões técnicas, arbitragem e departamento técnico e torcedores que possam sofrer tais atos. No decorrer do ano de 2024, ainda antes de completar seis meses de existência, já foi aderido pela ANB 3×3 em competições que a entidade organiza no basquete de meia quadra.
Além do exemplo de conduta em competições, o documento visa trazer maior visibilidade para o debate através de ações, tal como a palestra que ocorrerá no dia 19. E estar aliado a um espaço dentro de um clube que disputa o NBB CAIXA e é ligado, historicamente, à questões de cunho social, torna o evento ainda mais relevante dentro do processo reflexivos dos comportamentos em busca de inclusão, justiça e oportunidades.