compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Não é possível tirar a Meta AI do WhatsApp de forma nativa, mas usuário do X (antigo Twitter) compartilhou truque capaz de neutralizar a inteligência artificial
Muita gente tem buscado formas de desativar a Meta IA do WhatasApp, mas será possível? Foto Sete Lagoas
Um usuário conseguiu “desativar” a Meta AI do WhatsApp usando uma estratégia não convencional e viralizou nas redes sociais.
Ele neutralizou as respostas do chatbot solicitando que a inteligência artificial (IA) da Meta ignorasse suas perguntas e simplesmente fingisse que ele não existe.
Embora o plano tenha funcionado por algum tempo, o comando não é capaz de desabilitar a ferramenta definitivamente, uma vez que a IA ainda não tem memória sobre as interações do usuário.
Além disso, o WhatsApp, Facebook e Instagram não permitem eliminar a função por completo de forma nativa.
Entenda os detalhes
Usuário tentou um truque para “desativar” a Meta IA – foto TechTudo
A partir dessa publicação, diversos outros usuários passaram a compartilhar prints repetindo a estratégia, e muitos deles afirmaram ter obtido sucesso na solicitação.
A brincadeira escalou ao ponto de os proprietários darem outras ordens para o chatbot, como responder somente com emojis, nomes próprios ou repetir frases prontas, independente do prompt escrito na conversa, gerando interações divertidas.
Apesar de o truque aparentemente funcionar por um período inicial, a Meta AI não possui, até o momento, memória capaz de armazenar todas as informações fornecidas pelo usuário.
Sendo assim, o comando não funcionaria pelos “100 anos” indicado no comando descrito pelo usuário.
Nos próprios prints dos usuários, é possível ver que o sistema já faz modificações nas interações pouco tempo depois do início da brincadeira.
Contudo, o site WABetaInfo descobriu que o WhatsApp está desenvolvendo um recurso que permitirá à Meta AI armazenar detalhes compartilhados pelo usuário nas conversas com o chatbot.
Essa função possibilitará que a inteligência artificial forneça respostas mais personalizadas e eficientes, de acordo com os dados previamente conversados.
A função permitirá, por exemplo, lembrar que o usuário é vegano e fornecer receitas sem carne, caso ele solicite uma sugestão de prato para cozinhar. Ou, ainda, os estilos de livros, ou músicas preferidos do usuário, fornecendo conteúdos relacionados a essas preferências.
A partir dessa memorização, portanto, seria possível que o usuário conseguisse reproduzir a brincadeira do “silêncio” por mais tempo, possibilitando inutilizar a IA de forma mais concreta.
Um print fornecido pelo site mostra que o WhatsApp permitirá acessar uma seção que reúne todas as informações armazenadas pelo serviço.
“Meta AI lembra automaticamente certas partes da sua conversa para lhe fornecer respostas mais relevantes”, diz o aviso contido na página, que seria disponibilizada dentro das configurações da inteligência artificial no próprio aplicativo para Android e iPhone (iOS).
Vale lembrar, porém, que o recurso está em fase de testes e não há confirmação da liberação para todos os usuários, nem quando isso poderá acontecer.
Como desativar a Meta AI? É possível
Não é possível desativar a Meta AI no WhatsApp, nem nas demais plataformas, mas os usuários podem esconder o chatbot da lista de chats arquivando a conversa.
Para isso, basta localizar a conversa com a inteligência artificial, deslizar a janela para a esquerda e selecionar a opção “Arquivar”.
O ícone de círculo azul exibido na barra de pesquisa, porém, não pode ser escondido até o momento.
*Informações TechTudo