compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Na redação, João Mateus narra a história de Ana, uma jovem que se depara com o desafio de descartar o vidro de forma segura
João Mateus, 11 anos, ganhou o segundo lugar na etapa regional do concurso de redação do PEA
João Mateus Custódio de Souza, de 11 anos, estudante do 5º ano da EMEB Profª Valéria Teresa Spessoto Figueiredo Penna, é o novo orgulho de Franca!
Ele conquistou o segundo lugar na etapa regional do concurso de redação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), com sua redação intitulada “Ana e seu problema frágil”.
Em um universo de aproximadamente 12 mil alunos, João destacou-se ao abordar a questão da reciclagem de vidro, um problema relevante nas cidades.
Uma História de Conscientização e Soluções para a Reciclagem
Na redação, João narra a história de Ana, uma jovem que se depara com o desafio de descartar o vidro de forma segura.
“Ana é uma jovem que se viu diante de um dilema: onde colocar tantos vidros que tinha em casa? O descarte inadequado, além de perigoso, pode provocar acidentes”.
“Então, ela descobre que é possível descartar o vidro corretamente em lixeiras verdes ou até reutilizá-lo”, conta o estudante. João escolheu o tema do vidro porque observou como o descarte inadequado desse material é um problema frequente e perigoso para o meio ambiente.
Dedicação e Incentivo da Professora
A professora de João, Jaqueline do Nascimento Silva Souza, foi uma grande incentivadora. “Quando li a redação dele, fiquei empolgada para inscrevê-lo no concurso.
Estou muito feliz com o resultado,” disse a educadora, ressaltando que o desempenho do aluno é fruto do trabalho em equipe com a professora de apoio e de uma rotina que estimula a escrita e o desenvolvimento de habilidades ambientais nos alunos.
Como prêmio, João recebeu uma assistente virtual com caixa de som, um reconhecimento que traz ainda mais entusiasmo para o jovem escritor e sua escola.
Incentivando a Consciência Ambiental
O concurso, parte do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), foi criado em 2010 para incentivar a consciência ambiental e enriquecer o currículo escolar com conteúdos alinhados aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Participaram do concurso 126 escolas do Ensino Fundamental de 23 municípios, sendo 20 do estado de São Paulo (Ituverava, Aramina, Buritizal, Guará, Franca Igarapava, Ipuã, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, São Joaquim da Barra, Sales Oliveira e Sertãozinho) e três do estado de Minas Gerais (Capetinga, Claraval e Ibiraci), tendo um total de quase 12 mil alunos.
Agora, João se prepara para competir na etapa nacional, levando o nome de Franca adiante e inspirando outros jovens a se engajarem na preservação do meio ambiente.