Veja a dica de como limpar a máquina de lavar roupa por dentro

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 3 de novembro de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Processo de limpeza é simples, mas os usuários devem tomar cuidado com os produtos de limpeza que colocam na máquina.

Precisa mesmo limpar a máquina de lavar? Os próprios ciclos de lavagem já não são suficientes para deixar o interior limpinho?

Acontece que tanto a própria roupa como os produtos usados para lavar podem deixar resíduos que sujam a máquina: fiapos, restos de sabão em pó não diluído, amaciante em excesso e até resquícios de sujeira que não foram expelidos com a água (já cometeu o erro de esquecer papel no bolso da calça?).

Tudo isso pode se acumular nas partes internas da máquina, por isso é bom fazer a limpeza regularmente.

Modelos diferentes

Porém, não existe um padrão de como fazer isso e quais produtos utilizar de forma segura: cada fabricante indica o processo ideal nas orientações do manual do produto – que pode ser diferente também para cada modelo.

Fora que algumas máquinas já vêm com o ciclo de “limpeza do cesto” ou função similar, enquanto outras têm apenas os ciclos de lavagem de roupas.

No entanto, ainda dá para ter uma ideia geral do que fazer e, mais importante, o que não fazer para que a máquina dure mais – sempre lembrando de seguir as instruções do manual.

Quando é necessário lavar o interior da máquina?

O consenso entre as fabricantes é de fazer a limpeza a cada 1 ou 2 meses. Se você utiliza a máquina com bastante frequência (quase todo dia, por exemplo), o ideal é não esperar muito.

Ou fique de olho no painel: alguns modelos acendem uma luzinha ou um aviso que indica a hora de lavar.

Alguns hábitos podem ajudar a manter a máquina limpa por mais tempo, como:

Não usar produtos em excesso

Se a quantidade de sabão for acima da recomendada, o enxágue não será eficiente e restarão resíduos do produto no momento em que o amaciante for dispensado, podendo acarretar danos aos tecidos (manchas) ou sujidade na lavadora“, disse Gabriel Barbieri, diretor de marketing da Brastemp.

Arejar a máquina após o uso

O interior da máquina é úmido e escuro, o que pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias.

Deixe a tampa aberta após cada ciclo para agilizar o processo de secagem e evitar o excesso de umidade.

Limpe o filtro de fiapos

Esse filtro retém os fiapos eliminados pelas roupas durante a lavagem.

“Para evitar o entupimento do filtro, além de garantir sua conservação e eficiência, realize a limpeza de preferência a cada ciclo de lavagem”, indica Aline Casarejos, gerente de categoria da Electrolux.

Como limpar o interior da máquina?

Não tem muito segredo, especialmente se sua máquina já vem com um ciclo especial de limpeza. A grande maioria das fabricantes indica usar produtos alvejantes, como água sanitária, para fazer a higienização.

“Coloque água sanitária dentro do cesto. Deixe a lavadora completar o ciclo de limpeza do cesto para garantir total remoção do alvejante”, ensina Casarejos.

A quantidade varia de modelo a modelo, considerando também a capacidade da máquina, mas o técnico Armando Delgado Garcia Neto, da assistência técnica Neno Máquinas, sugere usar 300 ml, sem diluição.

Produtos caseiros

Neto também dá outra opção. “Recomendo iniciar um ciclo completo usando somente vinagre branco. Use cerca de 500 ml de vinagre, colocando-o diretamente no compartimento de sabão. O vinagre ajuda a desinfetar e dissolve resíduos de sabão e amaciante”, diz.

Para completar, lave também as peças internas. “Recomendamos fazer uma limpeza periódica de componentes como a gaveta de sabão. Remova a gaveta e lave com água morna e sabão neutro”, explica o técnico.

Dê ainda uma atenção especial às bordas das máquinas com tampa e às partes de borracha de lavadoras front-load, já que esses itens acumulam umidade e podem mofar.

Mas atenção:

Lembre-se de sempre checar o que diz o manual, já que algumas máquinas devem ser lavadas sem qualquer produto. Segundo o portal G1, alguns modelos de lava e seca, como os da Samsung, por exemplo, possuem ciclos próprios de lavagem em que somente a água quente já é suficiente.


+ Casa e Decoração