compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
CMAS é responsável por validar a Política Municipal de Assistência Social, colaborando na formulação e monitoramento dos programas, projetos e serviços de assistência social
Cerimônia de posse dos novos membros aconteceu na última quinta-feira, 31
Na manhã de quinta-feira, 31, o Parque de Exposições ‘Fernando Costa’ foi palco da posse de dois terços dos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Franca, com mandato de dois anos para a gestão 2024-2026.
Esse órgão, essencial para definir e acompanhar as políticas de assistência social na cidade, passa a contar com 18 conselheiros — nove representantes do poder público e nove da sociedade civil.
O Papel do CMAS na Assistência Social de Franca
O CMAS é responsável por validar a Política Municipal de Assistência Social, colaborando na formulação e monitoramento dos programas, projetos e serviços de assistência social tanto do Estado quanto das redes socioassistenciais locais.
Formado por profissionais de diversas áreas da administração pública e por representantes da sociedade civil (como usuários e trabalhadores de organizações), o Conselho desempenha um trabalho de grande relevância comunitária, ainda que sem remuneração.
Além disso, o CMAS é um espaço de participação cidadã e controle social, em que o cidadão tem voz ativa para fiscalizar e propor melhorias na área de assistência social, beneficiando aqueles que mais precisam de suporte no município.
Novos Membros e Próximos Passos do Conselho
Após a cerimônia de posse, os conselheiros elegeram a nova mesa diretora para a gestão, composta por:
Presidente: Márcia Tomie Nakao
Vice-presidente: Éder Furtado Ribeiro
Primeira secretária: Christiane Hakime de Souza
Segunda secretária: Lindsay Lemos Gonçalves Ferreira
A primeira reunião oficial desta gestão já está marcada para o dia 7 de novembro, às 8 horas, na sede da Secretaria de Ação Social, onde serão discutidas as próximas ações e diretrizes a serem implementadas no município.
A nova formação do CMAS é uma oportunidade de fortalecer ainda mais os programas de assistência em Franca, tornando a cidade um espaço mais justo e acessível para todos.