Avião da Força Aérea corta céu de Franca; vídeo revela o que militares vieram fazer

  • Marcia Souza
  • Publicado em 31 de outubro de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Avião da Força Aérea Brasileira faz inspeção no aeroporto para liberação da pista

 

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está sobrevoando Franca nesta quinta-feira.

A aeronave da FAB veio a cidade para realizar testes técnicos nos equipamentos instalados na pista de decolagens e pousos, mais especificamente o PAPI.

Esta etapa de inspeção é critério obrigatório para a liberação total para a implementação das rotas de voos regulares comerciais com aviões de porte médio e grande.

Paralelamente a esta etapa estão sendo cumpridos os últimos trâmites burocráticos junto à ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil para que os aviões retornem a voar em Franca.

“Franca tem uma das melhores pistas do interior do Estado de São Paulo e faremos todo o possível para que seja uma referência em Aviação Civil de São Paulo”, disse Marcel Moure, presidente da VOA, empresa responsável pela administração do aeroporto local.

Articulação política 

O vereador Daniel Bassi, que tem defendido a bandeira do retorno dos voos a Franca desde o início do seu mandato, comemorou a vinda do avião da FAB, que já era aguardada há meses.

“É muito bom constatar que as coisas estão caminhando bem e que, a cada dia, estamos mais perto do retorno das atividades plenas de nosso aeroporto”, afirmou o vereador e presidente do Parlamento Regional de Franca.

As obras

O aeroporto recebeu R$ 1,5 milhão a compra do equipamento PAPI, que é utilizado como apoio aos pilotos no momento dos pousos, para que o procedimento ocorra com a máxima segurança.

Também houve investimento elevado em obras estruturais e de melhorias na navegação aérea.

As obras contemplaram a revitalização do terminal e edifícios operacionais, implantação de caminhão bombeiro, aprovação e também na implantação de EPTA (Estação de Telecomunicação) para voos comerciais.

O vereador Daniel BassI informou que o avião veio diretamente do Rio de Janeiro, base do GEIV, a Franca e foi rapidamente a Ribeirão Preto para reabastecer, retornando em seguida à Capital do Calçado.

Bassi tem participado e acompanhado de perto todas as ações sobre a volta dos voos, também destacou outros investimentos.

“Estão prontos também a recuperação do pátio da pista, projeto e aquisição de PAPI (sistema de ajudas visuais à navegação aérea) e canal de inspeção para atendimento a voos comerciais regulares. Já estamos cobrando também as homologações junto à ANAC. Estou confiante”, disse o parlamentar.

Bassi destacou que lideranças regionais, como a empresária Flávia Lancha, e importantes autoridades políticas participaram do processo, casos do vice-governador Felício Ramuth, e do secretário Estadual de turismo, Roberto Lucena.

Franca tem potencial 

Segundo o presidente da Rede VOA, Marcel Moure, o Aeroporto de Franca está situado em uma área de enorme potencial comercial e turístico e está apto a receber voos comerciais.

“À Rede VOA coube toda a infraestrutura aeroportuária, prevista pela legislação da ANAC. Estamos agora à espera dos aviões”, disse.

Investimentos pesados

No total, a Rede VOA investiu mais de R$ 3,9 milhões no Aeroporto de Franca.

Veja o vídeo do voo do avião da FAB em Franca e reproduções do trecho percorrido pela aeronave:


+ zero