Saiba quais são os 5 tipos de apps inúteis que você não deveria ter no celular

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 29 de outubro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns aplicativos que eram úteis no passado já não fazem mais sentido estarem instalados em seu celular

celular

Úteis no passado, alguns apps hoje em dia só roubam espaço no seu celular – foto Arquivo

 

Alguns aplicativos que eram úteis no passado já não fazem mais sentido estarem instalados em seu celular.

Funcionalidades, que antes só estavam disponíveis em apps de terceiros, como leitor de QR Code e scanner de documentos, foram implementados no Android e no iPhone (iOS) de forma nativa ao longo dos anos.

Portanto, desinstalar esses softwares que não são mais necessários pode ser vantajoso para melhorar o funcionamento do aparelho e liberar espaço no celular.

A seguir, confira cinco tipos de apps inúteis que você não deveria ter mais no seu smartphone.

1. Leitor de QR Code

Aplicativos para ler QR Code não são mais necessários, pois os smartphones já vem com essa funcionalidade de fábrica.

Se antes era preciso baixar um app que fazia a leitura do código QR e direcionava o usuário para links da web, fotos ou documentos, agora a própria câmera do celular decifra o código e aciona a ação no seu aparelho.

Para usar o leitor de QR Code no celular, abra a câmera e a aponte para um código. Aguarde até que o dispositivo faça o reconhecimento e, em seguida, toque no link exibido em formato de pop-up na parte de baixo da tela.

A funcionalidade está integrada em iPhones com iOS 11 ou superior, e a aparelhos com Android 8 ou mais recente.

2. Scanner de documentos

Aplicativos para escanear documentos já foram muito úteis no passado. Os apps incluem ferramentas para enquadrar documentos, transformar fotos em PDF, recortar e corrigir a luz.

Mas, agora, é muito simples levar documentos do meio físico para o digital, já que diversos aparelhos mais recentes disponibilizam esse recurso de forma nativa.

O app Notas, que já vem instalado de fábrica no iPhone, permite escanear documentos desde o iOS 11, por exemplo.

Para isso, basta abrir o Notas e tocar no ícone de papel e caneta na parte de baixo da tela para abrir uma nova aba.

Depois, toque na câmera, também localizada na parte de baixo do visor. Em seguida, selecione “Escanear documentos” para abrir a ferramenta.

Também é possível escanear documentos de forma nativa em celulares Samsung. O app Samsung Notes tem uma função que permite levar o documento para o digital. Para isso, abra o aplicativo e, no ícone de câmera, na parte de baixo da tela, toque em “Escanear Documentos”.

3. Apps que prometem economizar bateria

Aplicativos de economia de bateria, hoje em dia, são inúteis. Desde o Android 5, o sistema operacional do Google conta com um modo de economia de bateria nativo, função que reduz o consumo de energia do aparelho ao diminuir ou suspender algumas atividades e recursos do celular.

No caso do iPhone, a Apple implementou o recurso chamado Modo Pouca Energia a partir do iOS 9.

Para ativar o modo de economia de bateria no Android, basta acessar a central de controle do aparelho e tocar em “Economia de Energia”.

Já no iPhone, o caminho para ativar o Modo Pouca Energia é acessar os “Ajustes” e tocar em “Bateria”. Depois, abra a “Central de Controle” e toque na porcentagem da bateria.

4. Gravadores de tela

Aplicativos para gravar tela também se tonaram obsoletos ao longo dos anos, já que os aparelhos mais recentes vêm com o recurso de forma nativa.

Para gravar tela no iPhone sem precisar baixar apps, basta deslizar o dedo para baixo, no canto superior direito da tela.

Depois, toque no botão cinza “Gravar”, representado por dois círculos, e aguarde a contagem regressiva de três segundos. Para gravar, saia da “Central de Controle”.

Caso não encontre o botão de gravação no seu iPhone, vá no botão “+”, no canto superior esquerdo da tela e adicione a opção na “Central de Controle”.

Já no caso do sistema Google, aparelhos com Android 13 ou superior costumam ter o recurso. É o caso do Galaxy S21, o Galaxy Note 20 e o Galaxy A52. Para gravar tela no Android, arraste a tela de cima para baixo para acessar a “Central de Controle” e toque em “Gravação de tela”.

5. Apps de lanterna

Os aplicativos de lanterna eram populares quando os primeiros smartphones foram lançados. No entanto, já faz um bom tempo que os celulares vêm com lanterna no próprio sistema operacional.

No geral, a ferramenta lanterna fica disponível na “Central de Controle” do celular. Para encontrar a lanterna em aparelhos Android, basta deslizar a parte de cima da tela para baixo até a “Central de Controle” expandir.

Para ligar a luz, toque no ícone de lanterna. Há ainda algumas configurações que permitem ativar a luz balançando o aparelho.

No iPhone, basta arrastar o dedo do canto superior direito da tela para baixo para abrir a “Central de Controle”. Feito isso, toque no ícone de lanterna.

*Informações TechTudo


+ Tecnologia