Black Friday: 6 a cada 10 consumidores desistem de compra por causa do frete

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 26 de outubro de 2024 às 18:00
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Estudo aponta motivos de desistência de compra no e-commerce; além de frete, preço alto e baixa reputação da loja influenciam decisão

A Pesquisa de Intenção de Compras, realizada por Tray, Bling, Melhor Envio e Vindi, pertencentes à LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, é o principal fator de decisão de compra dos consumidores na Black Friday, além de ofertas e confiabilidade na marca.

Para 60% dos consumidores, o valor do frete é um fator decisivo na compra, sendo que 57% afirmaram que já desistiram de comprar devido ao frete alto.

Segundo o levantamento, quase 40% dos entrevistados não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro para receber o seu produto com mais rapidez.

Entre os pontos que fariam o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday, além do frete, foram listados preços mais altos do que em períodos sem oferta (50%), não confiar na loja (45%), nota baixa em sites de reputação (43%), avaliações ruins nas redes sociais (42%) e desconto/oferta não ser atrativo o bastante para a Black Friday (40%).

Convencimento

De acordo com Vanessa Bianculli, gerente de Marketing do Melhor Envio, plataforma de fretes, os lojistas deve utilizar estratégias no período para convencer o consumidor a finalizar a compra.

“Durante a Black Friday 2024, oferecer frete grátis para produtos específicos ou para compras acima de um determinado valor cria um incentivo irresistível para que os consumidores finalizem suas compras, aumentando o valor do carrinho”, afirma.

De acordo com ela, o empreendedor também deve mostrar seus diferenciais. “Destacar a rapidez da entrega como um diferencial competitivo, promovendo prazos de entrega curtos e cumprindo-os de forma consistente, é importante porque vai fazer aquele cliente criar uma impressão positiva e ficar propenso a comprar novamente na mesma loja”, diz.

Comparação

Para Thiago Mazetto, diretor da Tray, plataforma de e-commerce, o consumidor está cada vez mais criterioso, o que demanda mais estratégia para o lojista nas ofertas.

“”Com a consolidação da Black Friday no Brasil, os consumidores passaram a analisar de forma cada vez mais criteriosa as ofertas para o período, buscando comparar preços, conhecer a reputação da empresa em sites de venda, entre outros pontos antes de decidir pela compra”,  analisa Thiago Mazetto, diretor da Tray.

Segundo ele, “isso ressalta a importância do lojista destacar claramente os diferenciais e benefícios que oferece, garantindo uma comunicação eficaz das vantagens associadas à compra para seu cliente. Além disso, a data demonstra a necessidade dos lojistas cultivarem bom relacionamento com seus clientes e boas avaliações ao longo do ano para que as suas ofertas sejam potencializadas pelo respeito adquirido pela sua marca.”

Mais de 60% pretende gastar até R$ 3 mil neste ano

De acordo com o levantamento, 62% dos consumidores pretendem gastar até R$ 3 mil nas promoções, enquanto 64,3% planejam as compras, 44% têm guardado dinheiro nos últimos meses e 20,3% vão reservar parte do 13o salário para aproveitar as ofertas.

Segundo o levantamento, 96% dos consumidores planejam fazer compras online na Black Friday 2024. Deles, 87% realizaram compras no mesmo período em 2023.

Entre os produtos mais buscados, 51% afirmaram que devem comprar eletrônicos (Smartphone, computadores, TVs), 46% planejam a compra de roupas e 45% querem adquirir eletrodomésticos.

Quanto a forma de pagamento, 75% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito, 23,2% com PIX e 83% pretendem parcelar as compras em até 12 vezes. A maior parte dos consumidores (75%) disse que pretende fazer compras para a Black Friday em  marketplaces, seguido por sites próprios das marcas.

Explicação

Para o estudo, a Opinion Box, a pedido da LWSA, entrevistou 3087 consumidores, com idade acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, entre 12 e 23 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 1,7 pontos percentuais.


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