compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Na 14ª edição da Black Friday no Brasil, a expectativa dos varejistas é de que as compras movimentem R$ 9,3 bilhões
A Black Friday 2024 se aproxima e promete movimentar R$ 9,3 bilhões no Brasil. Segundo um levantamento da Confi.Neotrust, a expectativa é de que o evento gere um faturamento ao varejo neste ano 9,1% superior a 2023.
Próxima da sua 14ª edição no país, a data é cada vez mais estratégica para os vendedores, já que muitas pessoas esperam pela última sexta-feira de novembro para aproveitarem os descontos em compras que vão desde eletrodomésticos a lembrancinhas.
Vale dizer que a Black Friday como conhecemos — que leva milhares de pessoas às compras com grandes descontos em lojas e sites — é uma tradição norte-americana. No entanto, ganhou tração no Brasil a partir de 2010 e a data tornou-se uma das referências do varejo no país.
E muito provavelmente você já está se deparando com as propagandas de “esquenta da Black Friday” ou de “Black Friday antecipada” na internet. Mas a história da data vai muito além dos descontos e percorreu um longo caminho até ganhar a proporção que tem hoje.
Você sabe o que significa Black Friday? Como surgiu e por que ela é comemorada nesta data? O InfoMoney preparou compilado com perguntas e respostas sobre o maior evento de consumo do planeta.
1. Quando é a Black Friday?
A data da Black Friday muda todo ano, mas acontece sempre no dia seguinte ao dia de Ação de Graças — sempre uma sexta-feira. Em 2024, ela será no dia 29 de novembro (na sexta-feira).
Isso porque o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos não tem uma data fixa e é comemorado na última quinta-feira de novembro. Por isso, o dia exato da Black Friday também muda todo ano.
2. Quando começa a Black Friday no Brasil?
A data da Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro, mas cada vez mais as promoções vêm sendo diluídas ao longo do mês. Inclusive, para muitas varejistas, o evento já começou: todas as grandes empresas (brasileiras e estrangeiras com atuação no país) começaram seus “esquentas” entre o fim de outubro e começo de novembro.
3. Que horas começa a Black Friday?
Oficialmente, a Black Friday começa à 0h do dia 29. Ainda assim, vale pontuar que algumas varejistas antecipam suas promoções para a noite de quinta-feira (28) ou mesmo antes.
4. O que comprar na Black Friday?
Não existe uma resposta certa ou recomendação geral do que comprar. Cada consumidor pode avaliar o que está precisando ou o que deseja e o quanto quer gastar. No estudo Panorama do Consumo Black Friday 2024, elaborado pela Globo, mostra que os itens mais desejados pelos consumidores são: smartphones; roupas e acessórios; eletrodomésticos; calçados; e eletrônicos.
Além disso, o levantamento ainda mostra qual é a intenção de compra dos consumidores na edição deste ano. Veja:
Descontos acima de 50% (49% dos consumidores);
Frete grátis (38% dos consumidores);
Entrega rápida (21% dos consumidores); e
Pagamento flexível e facilitado (19% dos consumidores).
De qualquer maneira, a dica é sempre pesquisar bastante. Use sites comparadores de preços, consulte a lista de sites não recomendados pelo Procon-SP, acompanhe as suas redes sociais. O mais importante é não comprar “gato por lebre”.
5. Como funciona a Black Friday?
Durante a Black Friday (ou os eventos que acompanham a Black Friday), lojas físicas e online de todos os segmentos fazem grandes promoções em diversas linhas de produtos.
Em geral, a data é bastante aguardada tanto pelo varejo, que tem o objetivo de alcançar grandes volumes de vendas antes do Natal, quanto pelos consumidores, que buscam grandes descontos nos mais variados itens.
6. Como não cair em golpes durante o evento?
Para evitar fraudes durante a Black Friday, sobretudo nas compras online, é necessário ter alguns pontos de atenção. Priorize ofertas de lojas com as quais você já está familiarizado.
Além disso, fique atento a promoções que sejam vantajosas demais ou que exijam uma decisão rápida de compra, especialmente em lojas desconhecidas.
Outra dica recomendada é, antes de finalizar a compra, checar a reputação da loja e consultar os comentários e avaliações de outros clientes.
Por fim, o uso de um cartão virtual para proteger os dados do seu cartão físico — inclusive, se for para arriscar uma compra em sites desconhecidos, lembre-se de cancelar o cartão virtual logo após concluir a transação.