Pix em processamento: saiba o que significa a mensagem e o que fazer

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de outubro de 2024 às 22:00
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A mensagem “Pix em processamento” pode aparecer para usuários por conta de algumas situações específicas; entenda o que ela significa

Esse tipo de aviso pode surgir na tela do seu app por vários motivos – foto Acordo Certo

 

Foi fazer um Pix e apareceu uma mensagem dizendo que ele está em processamento? Essa é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa que utiliza esse meio de pagamento, seja pelo aplicativo ou site.

Normalmente, esse tipo de aviso surge devido a uma falha na conexão com a Internet, erros de digitação da chave Pix ou a instabilidades no sistema da instituição financeira que está intermediando a operação.

Além disso, essa notificação pode aparecer por causa de falhas relacionadas ao Banco Central do Brasil, quando ocorre um problema generalizado no serviço.

Saiba mais sobre a mensagem “Pix em processamento”, incluindo o que fazer quando ela surge no seu celular ou PC ao fazer uma transação.

O que significa Pix em processamento?

Quando você faz um Pix para alguém e aparece a mensagem de que ele está em processamento, significa que a sua transferência ainda não foi concluída.

Normalmente, esse tipo de transação leva o tempo programado de 10 segundos para ser realizada.

Assim, quando surge a mensagem “Pix em processamento” na tela do app ou do Internet Banking, significa que o valor transferido ainda não chegou à conta de destino e está parado na fase “intermediária” da operação.

Se o problema estiver ocorrendo somente com você, ele pode ser resolvido mediante passos simples.

Entretanto, é válido ressaltar que o erro também pode ser proveniente do Banco Central ou da sua instituição bancária e, nesse caso, a única solução é aguardar que o serviço seja normalizado. Caso a transação não seja concluída, o Pix é cancelado e o valor devolvido para você.

Quanto tempo o Pix fica em processamento?

Quando uma transferência via Pix ultrapassa o tempo médio de 10 segundos, o Banco Central recomenda que os usuários aguardem até uma hora para o processamento ser finalizado.

Entretanto, há casos em que a situação pode levar horas para ser resolvida, dependendo da origem do problema.

O Pix em processamento pode levar mais de 24 horas?

Conforme explicado, a recomendação para a mensagem de Pix em processamento é aguardar algumas horas, no máximo, para a transação ser concluída — não é comum que essa situação dure mais do que 24 horas.

Se isso acontecer e o seu Pix estiver em processamento há 2 ou 3 dias, por exemplo, entre em contato com seu banco pelo app, site ou telefone, e explique o caso para que um funcionário possa ajudá-lo a resolver esse problema.

Por que o Pix fica em processamento? Quais os motivos?

A mensagem “Pix em processamento” pode surgir por diferentes motivos. Veja a seguir os mais comuns:

– erros na digitação da chave Pix de destino;
– problemas na conexão com a Internet;
– falhas no aplicativo do banco;
– sobrecarga ou bug no seu celular.

Além desses motivos, o erro pode ter origem em situações em que você não tem controle, atingindo diversas pessoas ao mesmo tempo.

Isso pode acontecer devido a questões na instituição financeira que está intermediando a transação, falhas nos servidores ou complicações no próprio sistema do Banco Central.

Quando o Pix fica em processamento, o que fazer?

Como você viu, existem diferentes motivos para um Pix ficar em processamento — sendo assim, o que fazer diante dessa situação?

Se essa mensagem surgir na tela do seu dispositivo, há alguns procedimentos para tentar resolver a questão.

Primeiro, verifique todos os dados da transferência, principalmente a chave Pix utilizada, para garantir que nenhum caractere foi digitado de forma errada.

Outra dica é reiniciar o aplicativo do banco. Para isso, você pode fechar a janela e abri-la novamente, além de sair da sua conta e refazer o login. Mais uma possibilidade é desinstalar e instalar o app.

Também é válido reiniciar o seu celular (se estiver usando ele para fazer o Pix), verificar o saldo disponível na sua conta e o limite diário para envio do Pix, e checar a sua conexão com a Internet.

Se possível, faça testes usando a rede Wi-Fi e os dados móveis (3G, 4G ou 5G) para garantir que não há problemas, além de reiniciar o seu modem. Neste ponto, acesse sites e outros apps que precisam de conexão para verificar se abrem normalmente.

Caso nenhuma das alternativas funcione, é provável que o problema seja decorrente da sua instituição financeira ou do próprio Banco Central.

Nessa circunstância, vale a pena acessar portais de notícias e redes sociais, como o X (antigo Twitter), para verificar se há matérias ou relatos de usuários sobre algum problema geral. Assim, é possível confirmar que a instabilidade não está ocorrendo somente com você.

E claro, além dessas medidas, não deixe de entrar em contato com seu banco, seja por telefone, chat do aplicativo ou redes sociais para conseguir orientações.

Tem como cancelar um Pix em processamento?

Não há como cancelar um Pix em processamento. Apesar de demorar mais do que o esperado, é provável que a transação seja concluída com sucesso depois de alguns minutos ou horas. Então, aguarde um pouco para ver se ela é efetuada.

Contudo, caso você ainda deseje realizar o cancelamento após a transação, será necessário entrar em contato com a sua instituição financeira pelos canais de atendimento e fazer a solicitação.

Pix em processamento e Pix em análise são a mesma coisa?

Cada banco pode se referir a essa questão de uma forma. Assim, o Pix em análise pode ser um sinônimo de Pix em processamento.

Porém, essa mensagem também pode ter outro significado: que a transação está sendo avaliada pelo Banco Central.

Geralmente, isso acontece em operações suspeitas e que fogem do padrão do usuário. Trata-se de uma medida de segurança adotada pela autarquia, podendo levar até uma hora para ser concluída.

*Informações TechTudo


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