Com investimento em tecnologia, Guaíra transforma cenário de segurança pública

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 23 de outubro de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

25 totens espalhados pela área urbana de Guaíra ajudam a controlar ocorrências como roubo de veículos e outros delitos

Nos últimos anos, o município de Guaíra (SP) tem vivenciado uma melhora significativa nos índices de segurança, refletida na redução dos crimes que mais impactam a comunidade.

Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado, apresentados pela Polícia Militar, o município se destacou pela queda nos índices de roubos de veículos e outros crimes entre 2021 e 2024.

Em 2021, o município registrava mais de um roubo de veículo por mês, mas, nos primeiros sete meses de 2024, esse número caiu para zero.

Essa redução reflete o resultado de ações conjuntas entre as forças de segurança e a comunidade local, que incluem o aumento do patrulhamento ostensivo, o investimento em tecnologia, com a instalação de totens de segurança personalizados com a identidade visual da guarda municipal, e uma comunicação mais ágil e eficaz entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal.

Presença imponente

Os totens, desenvolvidos pela empresa Helper Tecnologia, têm uma presença imponente e oferecem diversas funcionalidades que aumentam a sensação de segurança da população.

Com quatro metros de altura, eles possuem botão de emergência e comunicador bidirecional, permitindo contato direto com as centrais de controle e equipes das forças de segurança.

Além disso, contam com um sistema de giroflex semelhante ao das  viaturas policiais, alto-falantes de alta potência para transmissão de alertas e mensagens automáticas de conscientização, e a captura de imagens simultâneas em 360°.

“Os totens de segurança são uma ferramenta essencial para a prevenção de crimes e para a resposta rápida a ocorrências, além de possibilitar a comunicação educativa com a população”, afirma Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia.


+ Cidades