Superlua desta quinta-feira (17) promete ser a maior e mais brilhante deste 2024

  • Nene Sanches
  • Publicado em 16 de outubro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A lua segue uma trajetória elíptica, ou seja, em determinados momentos, ela fica ainda mais próxima do nosso planeta

Os fãs de astronomia poderão curtir uma superlua ainda está semana. O evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 17, e permitirá que muitos assistam a maior e mais brilhante lua do ano. O “fenômeno” acontece a cada dois anos quando o nosso satélite natural fica ainda mais próximo do planeta Terra.

Vale lembrar que não é necessário nenhum tipo de equipamento específico para poder observar a superlua, além de, obviamente, um céu limpo durante a noite.

A lua atingirá sua fase cheia às 23h34, no horário de Brasília. Tendo em mente que esse é um evento que ocorre em um intervalo de tempo considerável, é melhor aproveitar.

A luva cheia deve durar cerca de três dias essa semana, ao que tudo indica. É possível ver ela maior e mais brilhante por causa de sua posição, localizada no lado oposto da Terra em relação ao sol.

Distância da Terra

A lua segue uma trajetória elíptica, ou seja, em determinados momentos, ela fica mais próxima do nosso planeta, assim como também fica mais longe em outros momentos.

No estado perigeu, que é o ponto mais próximo do nosso mundo, a lua fica a uma distância de 363.300 km, enquanto no apogeu ela fica mais longe, especificamente a 405.500 km.

Segundo o portal Tudo Celular é importante destacar que a superlua não chega a ser um fenômeno astronômico, mas sim uma condição.

Confira o exemplo da diferença entre os dois estados da lua:

E aí, acha que vale a pena ficar acordado até tarde para poder ver um momento tão único assim?


+ Astronomia