compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Na região de Franca, os estudantes das ETECs conquistaram quatro medalhas de prata e uma medalha de bronze
Estudantes de 30 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) conquistaram 92 medalhas na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia – dez de ouro, 29 de prata e 53 de bronze.
Em Franca, a ETEC Professor Carmelino Correa Júnior ganhou uma medalha de prata e outra de bronze.
Em Batatais, alunos da ETEC Antônio de Pádua Cardoso ganharam três medalhas de prata
Esta fase é disputada em formato online, com os estudantes competindo em equipes de até três integrantes orientados por um professor.
Desafios
Os jovens são desafiados a demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, por meio de tarefas e questões de múltipla escolha.
Classificam-se para a fase nacional, disputada presencialmente, dois grupos de cada estado (um de escola pública e outro de instituição privada).
“Essa atividade promove e estimula o interesse de professores e alunos, desenvolvendo as habilidades específicas em análises e interpretações da ciência e dos fenômenos da geografia”, avalia a diretora Marilda Aparecida Simoni Britto, da Etec Profª Luzia Maria Machado, localizada em Arujá, na região do Alto Tietê. A unidade foi premiada com um bronze.
Conhecimento
Na Etec Benedito Storani, de Jundiaí, as equipes conquistaram dez medalhas, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze.
“Além de enriquecer o currículo, a participação em competições científicas durante o Ensino Médio ajuda o estudante a encontrar a área de conhecimento na qual tem mais afinidade”, acredita a diretora da unidade, Fabiana Lorençon Moraes. Os jovens foram orientados pela professora de geografia da Etec, Marina Cardoso Ferreira.