Cometa do Século está no pico luminoso; veja horário e melhores locais para observar

  • Nene Sanches
  • Publicado em 11 de outubro de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O cometa deverá alcançar um nível de luminosidade tão elevado que poderá até mesmo ofuscar o brilho do planeta Vênus

Cientistas anunciaram que o cometa brilhante C/2023 A3 Tsuchinshan-Atlas, apelidado de “Cometa do Século”, fará uma aproximação significativa da Terra em outubro, com seu pico tendo começado na quarta-feira, 9.

O cometa deverá alcançar um nível de luminosidade tão elevado que poderá ofuscar o brilho do planeta Vênus. Ele será visível no Brasil durante o final da tarde.

“No início de outubro, a posição (do cometa) quase exata na linha Terra-Sol poderá deixá-lo ainda mais brilhante, graças ao efeito físico conhecido como ‘forward scattering’.

“Na prática, a poeira presente no cometa reflete a luz solar para a frente, portanto, se um cometa passar entre nós e o Sol, seu brilho pode ser aumentado dezenas, centenas ou milhares de vezes”, explicou Gianluca Masi, astrofísico e diretor científico do projeto “Telescópio Virtual”.

Como, quando e onde ver o Cometa do Século?

A primeira transmissão sobre a passagem do cometa ocorreu na quarta-feira, às 23h45 (horário de Brasília), no site do projeto Telescópio Virtual.

Segundo o portal Exame, para localizar o cometa no céu, o observador deve estar em uma área afastada da cidade, garantindo que o horizonte a leste esteja completamente desobstruído.


+ Astronomia