compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
De fácil acesso e rica em nutrientes, a borra de café pode ser usada na adubação do solo, mas engana-se quem pensa que é só despejá-la na terra
Usar a borra de café diretamente nas plantas é prejudicial – foto Arquivo
De fácil acesso e rica em nutrientes, a borra de café pode ser usada na adubação do solo, mas engana-se quem pensa que é só despejá-la na terra, logo após fazer um cafezinho, como explica Gina Fiuza, paisagista e coordenadora de cursos da Associação dos Amigos do Jardim Botânico.
“Isso vai ser extremamente prejudicial para a planta”, disse.
Ela explica que, sem um preparo adequado, a borra é muito ácida para o solo. “É a mesma coisa do esterco animal”, disse.
“In natura é prejudicial, mas se passar por compostagem, decomposição, ele vai liberar todos aqueles gases tóxicos, e fica o que é positivo”, disse.
Ela também cita o uso de cascas de ovo entre os erros comuns na adubação. “Tem que lavar a casca, secar ou colocar no forno, pulverizar, e aí pode usar nas plantas. Tem sempre um processo”, pontua.
Como usar borra de café como adubo
Para evitar essa situação, recomenda a compostagem da borra antes de usá-la em vasos com plantas. Ou seja, após preparar o seu café, separe a borra, espere esfriar, e misture num recipiente com terra.
A medida ideal é de duas a três partes de terra para uma de borra. “Deixe num local arejado e revolva a terra”, explica a professora.
Depois, é preciso esperar entre 40 a 45 dias e, nesse tempo, será preciso misturar a terra diariamente. “Tem que virar rotina”, pontua. “Assim, você terá terra adubada de excelente qualidade”.
*Informações Casa Vogue