Muitas pessoas não sabem como cuidar do aparelho, evitando mau cheiro e melhorando a funcionalidade do eletrodoméstico
O sonho de todo brasileiro, quando o calor aperta, é ter um ar-condicionado em casa, afinal, só ele consegue aliviar as altas temperaturas. Porém, muitos “sortudos” que o possuem não sabem como realizar uma manutenção preventiva no equipamento, o que aumenta sua eficiência e durabilidade.
Para fazer a limpeza, não é necessário contratar um técnico. Basta ter um pouco de atenção e disposição para colocar a “mão na massa”.
Ter um ar-condicionado em casa é um verdadeiro conforto, mas muitas pessoas não sabem como cuidar corretamente do equipamento. Por isso, acabam pagando muito dinheiro a um técnico, quando, na verdade, é possível fazer a limpeza regular do aparelho sem gastar nada.
Essas limpezas são ideais para o pleno funcionamento do aparelho, além de evitar cheiros ruins e prolongar a vida útil do ar-condicionado. Um artigo publicado no site “Tudo Gostoso” mostra algumas dicas para evitar problemas no eletrodoméstico e economizar na visita de um técnico.
Mau cheiro pela casa
Antes de culpar o ar-condicionado pelo mau cheiro da casa, é essencial observar todo o ambiente para comprovar que o equipamento é o causador do odor. Nesse caso, faça primeiro a limpeza do filtro do ar-condicionado, que é bastante simples e leva poucos minutos.
Basta remover a tampa do equipamento, retirar o filtro e limpá-lo utilizando água morna e sabão neutro. Deixe secar e recoloque-o no aparelho.
Segundo o Portal 6, outro ponto importante é realizar a limpeza da mangueira de drenagem do aparelho, utilizando água e um pouco de água sanitária, evitando o acúmulo de líquido e, consequentemente, o mau cheiro.
Caso você tenha dúvidas sobre como fazer esse tipo de limpeza, assista ao vídeo feito por um profissional e deixe seu aparelho como novo: