Queratose pilar: saiba o que é, quais as causas e como tratar o problema

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 23 de setembro de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Conhecida como “pele de frango”, a queratose pilar forma bolinhas na pele que afetam áreas como braços, coxas e bochechas

A queratose pilar também é conhecida como “pele de frango” – foto Shutterstock

 

A queratose pilar, também conhecida como “pele de frango”, é uma condição de pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Ela é caracterizada por bolinhas avermelhadas (ou esbranquiçadas ou amarronzadas, dependendo do indivíduo), que costumam aparecer na região dos braços, mas também nas pernas, nádegas e bochechas. Por isso, às vezes, elas podem ser confundidas com acne.

Recentemente, um estudo da British Skin Foundation, instituição de caridade que visa arrecadar dinheiro para pesquisas sobre cuidados com a pele, revelou que mais da metade dos adolescentes no Reino Unido convivem com a condição e são afetados por essas pequenas protuberâncias especialmente nos braços e coxas.

De acordo com a esteticista dermaticista e especialista em saúde da pele, Patrícia Elias, essa condição ocorre devido ao acúmulo de queratina nos folículos pilosos, lugar responsável pela produção e crescimento do pelo, causando a formação de pequenos nódulos que tornam a pele áspera ao toque.

“A queratose pilar é inofensiva, mas muitas pessoas a acham esteticamente desconfortável, pois a pele fica com uma textura irregular e aparência de arrepios permanentes”, explica.

Condição possui tratamento

Embora seja uma condição hereditária e sem cura definitiva, há maneiras de melhorar temporariamente sua textura.

Tratamentos com emolientes, como hidratantes que contenham ácido salicílico ou ureia, são comumente recomendados para suavizar a pele.

“Para casos mais resistentes, o uso de retinóides tópicos pode ajudar a reduzir a vermelhidão e a textura áspera”, acrescenta Patrícia.

A condição tende a piorar durante o inverno, quando a pele fica mais seca e o atrito com roupas mais pesadas aumenta. No entanto, com o tempo, especialmente na vida adulta, a condição pode melhorar.

“Para reduzir a aspereza da pele, a hidratação é fundamental. Uma boa sugestão é aplicar gel de aloe vera com três gotas de óleo vegetal puro de rosa mosqueta e três gotas de óleo de jojoba, duas vezes ao dia.

Além disso, esfoliar a pele ajuda a eliminar o excesso de queratina e as células mortas que obstruem os folículos pilosos”, conclui a especialista.

*Informações Alto Astral


+ Saúde