Eclipse parcial da Lua e Superlua acontecem nesta terça (17). Prepare-se para ver

  • Nene Sanches
  • Publicado em 16 de setembro de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os binóculos são instrumentos que também podem ajudar na hora de conseguir aproveitar o evento da melhor forma possível.

Esta semana vai ser incrível para aqueles que amam astronomia. Na próxima terça-feira (17) e na madrugada do dia 18, vai ter eclipse lunar parcial e o fenômeno da Superlua.

O eclipse lunar parcial ocorre quando apenas uma parte da Lua entra na umbra. Enquanto um lado fica escuro, o outro fica visível, deixando o céu mais lindo ainda. Você não vai querer perder!

E não para por aí, porque as coisas vão ficar ainda melhores com a superlua. Na mesma noite, a Lua vai aparecer bem maior e mais brilhante no céu. Preparem os binóculos, telescópios e câmeras de celular, o balé dos astros vai começar!

Dobradinha na terça

Se você ama astronomia não pode deixar esta terça-feira e a madrugada de quarta-feira passar em branco.

O primeiro evento vai ser a Superlua. Ele ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu. O perigeu é quando o astro está na sua fase máxima de aproximação com a Terra. Em alguns casos, ela pode parecer 30% mais luminosa e 15% maior!

Depois, parte do disco da Lua vai passar pela sombra umbral da Terra. Nesse momento, poderá ser vivo um eclipse lunar parcial.

Transmissão ao vivo

O Observatório Nacional preparou uma transmissão (assista por aqui) ao vivo incrível do fenômeno. O eclipse parcial da Lua está previsto para começar às 23h12. Pouco tempo depois, às 23h44min, o eclipse vai registar sua força máxima.

No dia, a Lua vai estar em alta no céu do Brasil, o que facilita ainda mais a visualização para aqueles que preferirem observar a olho nu.

Fim do inverno

Outro momento incrível para os amantes da astronomia em setembro será o equinócio. Com data para 22 no Hemisfério Sul, os equinócios ocorrem quando o Sol cruza o plano do equador celestes. O fenômeno resulta em um dia e uma noite de duração iguais.

Além disso, o evento é muito simbólico porque representa o fim do inverno e o início da primavera no Sul do planeta.
Em 2024, o equinócio da primavera vai ocorrer às 09h43 no horário de Brasília.

Dicas para observar

E se você é entusiasta dos astros e não quer perder nenhum desses fenômenos, essas dicas podem te ajudar. Primeiro, se afaste o máximo possível de luzes artificiais. Prefira locais mais ermos e remotos, como estradas e ambientes rurais. Mas não se esqueça da segurança, ok?

Segundo o portal Só Notícia Boa, lunetas e binóculos também podem ajudar na hora de conseguir aproveitar o evento da melhor forma possível.


+ Astronomia