Batata frita e molho: dupla popular faz você comer quase o dobro de calorias!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 14 de setembro de 2024 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisadores norte-americanos compararam o modo de consumo e a ingestão calórica de batata frita com e sem o acompanhamento de molho

Comer batatas fritas com molhos pode dobrar o consumo de calorias – foto Freepik

 

Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, dos Estados Unidos, revelou que a combinação clássica de batatas fritas com molho pode dobrar o consumo de calorias.

Os pesquisadores descobriram que adicionar molho ao lanche faz com que as pessoas consumam 77% de calorias a mais, em comparação ao lanche servido sem acompanhamento. O estudo foi publicado na revista Food Quality and Preference em junho.

Segundo o autor do estudo, John Hayes, o senso comum era de que a opção de colocar o molho faria os participantes comerem menos do lanche principal. No entanto, o experimento mostrou o contrário.

A pesquisa revelou que servir salgadinhos como batatas fritas acompanhados de molho não alterou a quantidade de batatas que os participantes consumiram.

Além disso, os voluntários comeram de forma mais rápida e com mordidas maiores quando o lanche vinha com o acompanhamento.

Incluir molho pode aumentar a ingestão calórica

No experimento, 46 adultos fizeram duas visitas ao laboratório, ao longo de duas semanas.

Em uma das visitas, os participantes receberam 70 gramas de batatas fritas sabor ranch (o equivalente a três pacotes pequenos) sem nenhum adicional.

Na outra visita, foi servida a mesma quantidade de batatas, porém acompanhada de um pote de 95 gramas de molho ranch.

Os participantes foram instruídos a comer à vontade, enquanto os pesquisadores registravam e monitoravam tanto o número de mordidas quanto o tempo gasto em cada sessão.

Com esses dados, os cientistas puderam calcular a velocidade de consumo e o tamanho das mordidas.

“Nossos participantes consumiram a mesma quantidade de salgadinhos, quer houvesse molho ou não, o que resultou em uma ingestão calórica significativamente maior quando o molho estava disponível”, disse o professor Hayes, no artigo.

Em média, os voluntários ingeriram 345 calorias ao consumir batatas fritas com molho, em comparação com 195 calorias quando comeram apenas o salgadinho.

“A descoberta mais surpreendente do nosso estudo foi que as pessoas não reduziram a quantidade de batatas fritas consumidas quando tinha molho disponível — elas mantiveram o mesmo consumo de batatas, mas adicionaram o molho”, explicou o professor.

“Essa falta de compensação indica que a inclusão de molhos pode aumentar significativamente a ingestão total de calorias, sem que as pessoas percebam”.

O estudo, conduzido pela assistente de pesquisa Madeline Harper, indicou que a presença de molho incentivou os participantes a consumir mais do lanche.

Harper sugere que o aumento da ingestão calórica pode ter sido consequência de os participantes comerem pedaços maiores.

O professor John Hayes destacou a importância de entender o comportamento alimentar durante o ato de petiscar para enfrentar questões como o excesso de alimentação e a obesidade.

“Esta pesquisa abre novas perspectivas para investigar como as propriedades físicas dos alimentos podem influenciar nossos hábitos alimentares e, consequentemente, nossa ingestão calórica”, afirmou Hayes.

“Se conseguirmos desacelerar o ritmo de consumo, podemos impactar a ingestão de calorias sem comprometer o prazer que a comida proporciona”.

*Informações Metrópoles


+ Boa Forma