O queijo cottage virou o alimento favorito nas redes sociais… Mas por quê? Descubra!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 11 de setembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ótima fonte de proteínas e excelente no café da manhã, descubra os benefícios do queijo que conquistou o coração dos entusiastas de alimentação saudável nas redes sociais

Queijo cottage caiu nas graças de quem busca por uma alimentação saudável e equilibrada – foto Shutterstock

 

É só impressão ou todo mundo está obcecado por queijo cottage agora? Visto em toda a mídia social sendo espalhado em torradas, bagels, usado como ingrediente principal em panquecas ou misturado com ovos mexidos, esse queijo pouco atraente e (pior ainda) grumoso está definitivamente vivendo seu momento.

Mas ele realmente faz bem para a saúde? Veja o que duas especialistas falaram para descobrir os benefícios do queijo cottage.

O que é queijo cottage?

Um tipo de produto de leite coalhado (como feta, mozzarella e ricota), o queijo cottage é “rico em proteínas, baixo em calorias e não é um alimento ultra-processado”, explica Megan Rossi, nutricionista conhecida como “a doutora da saúde digestiva”, que acrescenta que o alimento também é versátil.

“Acho que é por isso que está tão popular agora. As pessoas adoram algo baixo em calorias e rico em proteínas, e como todos estamos nos tornando mais conscientes dos alimentos ultra-processados, é ótimo que ele não seja um deles.

” Também é acessível e tem um sabor suave e palatável, diz Federica Amati, nutricionista chefe da plataforma Zoe.

“Funciona como um ingrediente proteico quando você não quer usar mais ovos, tofu, carne ou peixe.” Para quem procura um bom café da manhã rico em proteínas, também funciona brilhantemente em pão ou nos ovos mexidos.

Por que ele é tão grumoso?

O cottage é rico em proteínas, acessível e baixo em calorias – isso explica por que tantas pessoas o adoram agora.

No entanto, se você, como eu, está se perguntando por que ele é tão ofensivamente grumoso, aqui está uma explicação sobre essa textura distintiva: “Esses grumos são, na verdade, proteínas e são muito saudáveis para você”, diz a Dra. Rossi.

“O queijo cottage é feito com leite e há dois tipos de proteínas no leite, caseína (80%) e whey (20%). Quando você adiciona um ácido ao leite, ele coagula a proteína caseína, que forma grumos, mas o whey não reage.”

As proteínas diferentes fazem coisas diferentes. As proteínas da caseína são digeridas mais lentamente, fazendo você se sentir saciado por mais tempo, enquanto as proteínas do whey são digeridas mais rapidamente.

“É por isso que a proteína do whey é tipicamente melhor consumida após o treino, quando você precisa desses aminoácidos para ir para seus músculos e ajudar a construí-los”, diz Rossi.

O queijo cottage faz bem para a saúde?

Sim, ambos os especialistas concordam. “Uma porção de uma xícara tem 25g de proteína, 11g de carboidratos (nove dos quais são açúcares, como lactose) e uma quantidade decente de potássio e cálcio”, aconselha a Dra. Amati.

“Curiosamente, é uma boa fonte de selênio, que é algo de que precisamos para uma boa saúde da tireoide, além de também conter gordura, mas em quantidades menores do que outros queijos.”

Outros benefícios para a saúde incluem regulação leve da pressão arterial, além de também conter pequenas quantidades de cálcio.

Se você escolher o tipo certo – de uma fazenda ou de uma loja de queijos – ele também será um alimento fermentado, o que significa que é bom para o intestino.

“Tradicionalmente, você precisa de leite e um ácido para fazê-lo. Quando as bactérias encontram a lactose, elas produzem esses ácidos que podem então causar a coagulação”.

Para tornar esse processo muito mais rápido, fácil e provavelmente mais barato, muitas vezes eles apenas adicionam vinagre como ácido, o que significa que não contém bactérias vivas e não é um alimento fermentado.”

Para quem quer uma forma fermentada de queijo cottage, certifique-se de procurar o termo “vivo” no rótulo, porque isso indica que o que foi usado são bactérias reais.

Também vale a pena verificar outros ingredientes no rótulo para garantir que não há aditivos extras, incluindo espessantes ou açúcares adicionados.

Como consumir queijo cottage

A esta altura do artigo, você já deve estar decidido. Mas a grande vantagem do queijo cottage é que ele pode ser consumido de muitas maneiras diferentes.

Amati indica panquecas de queijo cottage como uma maneira deliciosa e rica em proteínas de comer em um sábado de manhã, mas Rossi é particularmente fã e diz que consome quase diariamente.

“Funciona como um excelente molho em saladas quando misturado com vinagre balsâmico, além de também adorar comê-lo em pão azedo com um pouco de atum e tomate,” diz ela. “É um ótimo alimento básico.”

Se você não é fã, não se preocupe. Existem muitas outras maneiras de obter sua dose de proteínas – Amati sugere o iogurte grego como uma excelente alternativa.

“É delicioso, tem mais cálcio, menos sódio e contém bactérias probióticas vivas, então eu sempre tenho na minha geladeira,” diz ela.

Quando se trata de proteínas, ela é clara de que a proteína vegetal é melhor para a saúde a longo prazo e longevidade, então recomenda incorporar leguminosas, grãos integrais, nozes, sementes e tofu em sua dieta.

“O tofu pode ser usado para adicionar proteínas a receitas de maneira muito semelhante às receitas virais de queijo cottage e tem o benefício adicional de ser rico em isoflavonas vegetais”, diz ela.

“O iogurte grego e o kefir são melhores por seu perfil de ácidos graxos e micro-organismos vivos, e a proteína animal de peixes ricos em ômega-3 ou ovos ricos em micronutrientes ganharia meu voto.”

O veredito

O queijo cottage é mais um alimento da moda que a internet adora – mas com razão. Se você gosta de queijo cottage, é fácil de consumir e acessível, além de oferecer benefícios suficientes para justificar seu lugar na sua lancheira.

Seja misturado com mel em crackers de centeio ou servido como um molho para crudités, dê uma chance ao queijo cottage.

*Informações Vogue


+ Boa Forma