Para que serve o modo avião? Saiba o que é e conheça detalhes da função

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de setembro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Função disponível em qualquer smartphone atual, o modo avião foi criado para ser usado durante os voos, mas também ajuda a economizar bateria

Mesmo não sendo nenhuma novidade, muita gente não sabe como e para quê usar o modo avião – foto Espaço Cell

 

O modo avião é um recurso muito usado e que está presente na maioria dos celulares atuais, além de notebooks e tablets.

No entanto, há quem ainda não saiba exatamente para que a função serve, ou até o motivo de ter sido criada.

O nome está diretamente ligado à sua origem: a barreira de segurança foi inventada devido ao medo de que os celulares pudessem derrubar aviões através da emissão e da recepção de ondas eletromagnéticas.

Os dispositivos mais modernos emitem sinais de telefonia celular, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS.

Ao ligar o modo avião, todos estes sinais são desativados e o dispositivo só funciona para aquilo que é offline e que não depende de nenhuma rede: jogos e músicas baixadas, livros e outros arquivos guardados na memória do celular etc.

Para que serve o modo avião?

A finalidade primária do modo avião é, claro, permitir que você mantenha o seu smartphone, notebook ou tablet ligado durante um voo.

Para isso, o recurso corta toda a comunicação por ondas eletromagnéticas, como Wi-Fi, Bluetooth, e o próprio rádio GSM (ou CDMA), evitando que a emissão de sinal do seu aparelho interfira no funcionamento dos instrumentos de navegação da aeronave, o que pode provocar acidentes.

Ao ativar o modo avião, seu dispositivo só poderá usar as funções offline, a não ser que você esteja conectado no Wi-Fi do avião.

Como ativar o modo avião no celular? (passo a passo)

No Android:

Acesse a central de controle do seu celular. Para isso, clique na parte superior da tela (próximo ao relógio) e puxe para baixo;

No menu, basta tocar sobre o ícone do avião.

No iPhone (iOS):

Toque no menu “Ajustes” (ou puxe a tela de cima para baixo, para acessar a central de controle do celular);

Agora, basta tocar no ícone de avião ou no botão ao lado do mesmo para ativar o modo.

Quando eu devo ativar o modo avião durante os voos?

Pouso e decolagem são considerados os momentos mais “críticos” durante um voo. Por isso, logo após o embarque, quando os procedimentos de decolagem são iniciados, a regra determina o desligamento completo dos aparelhos, ou a ativação do modo avião.

Caso tenha desligado o dispositivo, quando o aviso luminoso de atar os cintos se apagar, você poderá ligá-lo utilizando o modo avião.

Para fazer isso, certifique-se de ativar o recurso antes mesmo de desligar seu celular, tablet ou notebook, durante os procedimentos de embarque.

Mesmo durante o uso do Wi-Fi oferecido pelas companhias aéreas, a recomendação indica manter os aparelhos inativos durante o pouso e a decolagem.

Quais funções eu posso usar com o modo avião ligado?

Você poderá ler livros previamente baixados, se distrair com games, ouvir músicas, ver filmes, checar compromissos, e o que mais for possível não utilizando as frequências de Wi-Fi, Bluetooth ou da própria rede de telefonia móvel.

Alarmes e despertador também funcionam normalmente. Para isso, é importante configurar seu dispositivo antes de entrar no voo.

Como funciona o Wi-Fi oferecido durante os voos?

Atualmente, é possível ligar o modo avião e se conectar manualmente na rede Wi-Fi oferecida pela companhia aérea.

Nesse caso, você estará apenas com o Wi-Fi em funcionamento, e todos os outros emissores de frequência continuarão desligados.

Algumas aeronaves foram projetadas para operar nessas situações, e certamente a companhia avisará quando isso acontecer.

A internet oferecida em voos podem vir de duas fontes: via torres de transmissão terrestres, chamada de ATG (Air to Ground), ou por satélites em órbita geoestacionária – em rotas onde não houver torres.

No entanto, não são todas as aeronaves, companhias aéreas e rotas de voos que oferecem Wi-Fi.

Outros usos do modo avião

Outra forma de uso muito popular do modo avião é para economizar a bateria. Isso porque a busca dos dispositivos por sinais de rede (Wi-Fi, Bluetooth, NFC e outras) tende a sugar a energia de forma muito intensa.

Saber disso pode dar ao modo avião uma utilidade que vai muito além do uso de aparelhos no interior de aeronaves.

Se você estiver numa viagem de carro e passar por um trajeto onde os sinais da rede são muito fracos e tendem a cair, a potência do receptor de rádio é aumentada para tentar captar algum sinal da rede, fazendo com que a drenagem de carga seja maior.

Por isso, o modo avião pode ajudar a manter a bateria por mais tempo. Você também pode usar o recurso quando estiver em algum local sem área de cobertura, como subsolos, evitando que o seu telefone fique consumindo energia tentando achar algum sinal.

Outra forma útil de usar o modo avião é quando você viaja para outro país, por exemplo, e não sabe como ajustar as funções de roaming, ou ainda vai comprar um chip específico do local.

Você pode ligar o modo avião e usar o Wi-Fi manualmente, até que tenha resolvido a questão do roaming. Isso porque, dependendo das configurações, o celular encontra redes de telefonia automaticamente, o que gera custos para o usuário.

Meu celular pode mesmo derrubar um avião?

Não há estudos que comprovem essa afirmação e nenhum caso foi registrado até hoje.

No entanto, a preocupação dos especialistas é que diversos aparelhos conectados possam causar uma interferência muito grande nos sistemas da aeronave. Além disso, existem regras que precisam ser respeitadas.

*Informações TechTudo


+ Tecnologia