Franca supera meta nacional no Ideb 2023 com avanço significativo na Educação

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 19 de agosto de 2024 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A rede municipal de ensino de Franca, responsável pelo Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), alcançou a nota de 6.9, superando a meta nacional de 6.0

Rede municipal de Ensino de Franca teve avanço significativo nos primeiros anos do Ensino Fundamental

 

Os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), trouxeram boas notícias para a população de Franca.

A rede municipal de ensino da cidade, responsável pelos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), alcançou a nota de 6.9, superando a meta nacional de 6.0.

Este resultado representa um avanço notável em comparação com a edição anterior, realizada em 2021, quando Franca obteve a pontuação de 6.3.

O Ideb, que é realizado a cada dois anos, é um indicador que combina o fluxo escolar (taxa de aprovação dos estudantes) com as médias de desempenho em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.

Com uma escala que vai de 0 a 10, o índice reflete o nível de aprendizado dos alunos e a eficiência do sistema educacional.

Nesta edição, 1.960 alunos do 5º ano, de 28 escolas da rede municipal, participaram da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serve de base para o cálculo do Ideb.

Segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, o resultado é fruto de um trabalho consistente em toda a rede municipal.

Ela destacou que o crescimento de 0.6 em relação a 2021 representa um aumento significativo de aproximadamente 9,5%, o que é especialmente relevante após o impacto da pandemia na educação.

“Pouquíssimos municípios conseguiram este índice. Esta recuperação se deve a um trabalho organizado, uma diretriz sólida implantada no município, com o tripé formação, material e acompanhamento pedagógico, a tecnologia com os jogos, games e o trabalho sério, comprometido dos professores e da equipe escolar, que trouxe uma preocupação de resgate dos conhecimentos e recuperação de aprendizagens”.

“É uma grande equipe reunida e envolvida no mesmo objetivo, que é garantir o avanço nas aprendizagens dos alunos, a função social da escola”, destacou Gatti.

 


+ Educação