Costuma guardar coisas no espaço embaixo do forno? Este hábito pode ser perigoso!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 13 de agosto de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns materiais oferecem riscos à segurança e podem danificar o seu forno mesmo quando ele está desligado

Se você costuma usar o espaço debaixo do forno para guardar coisas, é preciso rever esse hábito! Foto Almanaque SOS

 

O forno é um dos eletrodomésticos mais tradicionais nas cozinhas, seja ele elétrico, de embutir ou integrado ao fogão.

Além de usar as funções básicas, como assar, gratinar e manter alimentos aquecidos, muitas pessoas aproveitam o espaço interno para guardar panelas e assadeiras, transformando o aparelho uma espécie de armário.

Porém, o que pouca gente sabe, é que esse tipo de costume pode ser muito prejudicial, tanto para a saúde quanto para a segurança da sua casa.

Além do mais, é importante estar atento aos materiais colocados no forno quando ele está em funcionamento, pois nem todos são adequados.

Para garantir a segurança da sua cozinha e a durabilidade do seu forno, veja uma lista com os materiais que você não deve colocar na parte interna do aparelho.

O que não pode colocar no forno?

Alguns recipientes podem causar danos internos ao forno e comprometer seu funcionamento de forma permanente, o que pode resultar até na perda da garantia do fabricante devido ao mau uso.

Além disso, representam grandes riscos à sua segurança durante o manuseio. Veja abaixo uma lista dos itens que não devem ser colocados dentro do eletrodoméstico:

Panela com óleo velho
Vasilhas de plástico
Vidro não-refratário
Papel alumínio
Caixas de isopor
Itens de madeira
Papelão
Restos de comida
Produtos de limpeza
Panelas, frigideiras e formas

1. Panela com óleo velho

Não é seguro colocar uma panela com óleo usado dentro do forno. Quando o óleo é reutilizado várias vezes, ele perde suas propriedades e se torna mais propenso a criar vapores inflamáveis quando aquecido.

Assim, as substâncias podem se espalhar pelo forno e aumentar o risco de um incêndio. Além disso, mesmo que o óleo esteja em um recipiente, ele pode vazar ou escorrer, o que pode danificar o forno.

2. Vasilhas de plástico

O plástico, ao ser exposto a altas temperaturas, pode derreter, deformar e até mesmo liberar substâncias tóxicas, como o bisfenol A (BPA) e outros componentes químicos nocivos.

Esses vapores podem ser prejudiciais à saúde quando inalados ou se entrarem em contato com os alimentos. Além disso, ele pode aderir às superfícies internas do forno, gerando danos permanentes e dificultando a limpeza.

Em casos mais graves, o derretimento pode resultar em incêndio, colocando em risco a integridade do forno e a segurança do ambiente.

3. Vidro não-refratário

Colocar vidro não-refratário dentro do forno não é indicado porque esse tipo de vidro não suporta altas temperaturas.

Quando exposto ao calor intenso, o vidro comum pode se expandir de forma irregular e, como consequência, quebrar ou estilhaçar, tanto dentro do forno ou ao retirar e colocar sobre uma superfície fria.

Isso pode ocorrer de maneira repentina, criando um risco sério de acidentes na cozinha.

4. Papel alumínio

O papel alumínio é muito útil no forno, especialmente para assados, mas é importante usá-lo com cuidado.

Se colocado de maneira inadequada, como diretamente nas grades ou na base do forno, pode bloquear o fluxo de ar quente.

Isso pode atrapalhar o cozimento dos alimentos e, em alguns casos, até causar o superaquecimento do forno. Por isso, é sempre bom garantir que o papel alumínio esteja posicionado corretamente para evitar problemas.

Além disso, o alumínio pode entrar em contato com as resistências elétricas ou com as paredes do forno, causando faíscas e até incêndios.

5. Caixas de isopor

Não é indicado colocar caixas de isopor dentro do forno, pois esse material não foi projetado para suportar altas temperaturas.

O isopor é um tipo de plástico que, quando exposto ao calor, pode derreter rapidamente, liberando substâncias tóxicas no ar e nos alimentos.

Esse processo pode resultar em vapores prejudiciais à saúde, além de contaminar o forno e os alimentos. Se ele derreter, pode grudar nas superfícies internas do forno, o que pode causar danos e dificultar a limpeza.

6. Itens de madeira

Colocar itens de madeira dentro do forno não é seguro. A madeira é muito inflamável e, se exposta a altas temperaturas por um longo período, pode pegar fogo e causar um incêndio.

Mesmo no caso de utensílios mais resistentes, o efeito do calor, aliado aos líquidos do alimento no interior, podem deformar a estrutura, além de fazê-la liberar fragmentos e farpas no alimento.

No caso de incêndio, a fumaça e as partículas de madeira podem entupir os filtros e danificar as partes internas do forno, o que compromete o funcionamento e reduz sua vida útil.

Além disso, as chamas podem se espalhar rapidamente para outros objetos inflamáveis, como cortinas e panos de prato, por exemplo. Por isso, prufira tensílios de vidro refratário, cerâmica ou metal para o preparo de alimentos no forno.

7. Papelão

O papelão é um material altamente inflamável e não deve ser colocado dentro do forno.

Ao entrar em contato com o calor intenso do forno, o item queima rapidamente, liberando uma fumaça que pode causar irritação na garganta, olhos e nariz, além de aumentar o risco de incêndio.

8. Restos de comida

Deixar restos de comida no forno, mesmo em pequenas quantidades, pode levar a vários problemas e riscos.

Se esses restos forem mantidos no forno por muito tempo e depois reaquecidos, os microorganismos presentes podem se multiplicar rapidamente devido ao calor, aumentando o risco de intoxicação alimentar ou mesmo de uma dor de barriga.

Além disso, restos de comida podem deixar um mau cheiro no forno e, quando queimados, gerar um odor desagradável.

9. Produtos de limpeza

Não é uma boa ideia colocar produtos de limpeza dentro do forno. Muitos deles contêm substâncias químicas que, quando expostas ao calor intenso, podem liberar gases tóxicos.

Em alguns casos, eles causam combustão e podem até provocar incêndios, colocando sua segurança em risco.

Além disso, essas substâncias podem corroer as partes internas do forno, danificando o aparelho e prejudicando seu funcionamento.

Para mais, guardar produtos de limpeza no forno pode deixar odores desagradáveis e até contaminar os alimentos quando você os estiver cozinhando.

10. Panelas, frigideiras e formas

É natural querer aproveitar ao máximo o espaço na cozinha e usar o forno para guardar panelas e formas quando não está em uso.

Porém, sobrecarregar o forno com panelas, frigideiras e formas pode trazer diversos problemas e riscos.

Ao colocar muitos objetos pesados no forno, por exemplo, o equilíbrio das prateleiras pode ser comprometido, aumentando o risco de queda dos utensílios e de queimaduras.

Além disso, o excesso de itens pode impedir que a porta do forno feche completamente, afetando o isolamento térmico e o funcionamento do eletrodoméstico.

Nesse sentido, se o espaço nos armários está apertado, há outras maneiras de armazenar esses itens de forma eficiente.

Você pode usar ganchos suspensos, organizadores para armários ou até mesmo um carrinho de cozinha para manter os utensílios que usa com mais frequência ao seu alcance.

*Informações TechTudo


+ Casa e Decoração