Leandrinho, de Franca, vai mostrar sua habilidade no Jogo das Estrelas do NBB

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de março de 2018 às 09:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fernando Penna, hoje auxiliar técnico do Sesi Franca, é o maior vencedor do torneio de habilidades

Estão definidos os participantes do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas do NBB deste ano. A competição será uma das atrações do evento festivo do basquete brasileiro, que acontecerá no dia 18/03 (domingo), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, com transmissões da TV Globo e também dos canais SporTV.

Mais uma vez, o desafio que mescla agilidade e precisão terá um duelo entre “gigantes” e “baixinhos”. Atual campeão, o norte-americano Tyrone Curnell (Mogi) encabeça a lista dos homens grandes, ao lado dos experientes Felipe Ribeiro (Solar Cearense), Giovannoni (Vasco da Gama) e Murilo Becker (Vitória).

De volta ao basquete brasileiro, o astro Leandrinho Barbosa, do SESI Franca Basquete, também participará do Desafio de Habilidades e será um dos “baixinhos” na competição, junto dos jovens Cauê Borges (Caxias Basquete), Guga Ceccato (Botafogo) e Yago Mateus (Paulistano).

O formato adoado em 2017 será mantido e a corrida não é mais contra o relógio, mas sim contra um adversário. Em confrontos “um contra um”, a disputa consiste com dois competidores fazendo o percurso ao mesmo tempo, no melhor estilo mano a mano. Quem terminar primeiro, ganha o confronto. A ordem dos duelos ainda será definida pela Liga Nacional de Basquete.

Bastante dinâmico, o circuito conta com quatro estágios. O início será com o zigue-zague por quatro obstáculos, seguido de um passe direto dentro de um arco. Na sequência, os competidores atravessarão a quadra e farão uma bandeja ou enterrada e, por último, atravessarão a quadra novamente e terminarão com um arremesso de 3 pontos. Quem finalizar primeiro, ganha o confronto.

Com oito participantes neste ano, o torneio terá três fases (quartas de final, semifinal e final) e todas elas serão disputadas no domingo. Em 2017, com 13 atletas na disputa, a competição teve uma eliminatória no sábado, algo que não acontecerá em 2018.

Confira os participantes do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2018:

Cauê Borges (Banrisul/Caxias) – ala/armador – 1,90m – 27 anos

Felipe Ribeiro (Solar Cearense) – ala/pivô – 2,01m – 38 anos

Giovannoni (Vasco da Gama) – ala/pivô – 2,04m – 37 anos

Guga Ceccato (Botafogo) – armador – 1,90m – 22 anos

Leandrinho Barbosa (Sesi Franca) – ala/armador – 1,92m – 36 anos

Murilo Becker (Universo/Vitória) – pivô – 2,09m – 34 anos

Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor) – ala/pivô – 2,03m – 29 anos

Yago Matheus (Paulistano/Corpore) – armador – 1,76m – 18 anos


Fernando Penna, o “cara”

Esta será a oitava vez que o Desafio da Habilidades será realizado no Jogo das Estrelas do NBB. Em suas três primeiras edições, o torneio teve um único campeão: Fernando Penna, hoje assistente técnico do Sesi Franca Basquete.

Na sequência os vencedores foram Nezinho (2014), Thiaguinho (2015) e Rafa Luz (2016). Já na última, Tyrone desbancou os baixinhos e faturou o troféu de campeão.

Confira todos os campeões do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas:

2011 – Fernando Penna (Franca)

2012 – Fernando Penna (Franca)

2013 – Fernando Penna (Pinheiros)

2014 – Nezinho (Brasília)

2015 – Thiaguinho (Liga Sorocabana)

2016 – Rafa Luz (Flamengo)

2017 – Tyrone (Mogi)


+ Basquete