Fazenda Barra Grande tem produção de cana de açúcar sustentável e ganha certificação

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 2 de agosto de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Propriedade de Itirapuã recebeu certificação do Programa “Etanol Mais Verde” em razão do trabalho desenvolvido nos canaviais

Fazenda Barra Grande tem produção de cana de açúcar mais sustentável e ganha certificação  (Foto: Wilker Maia/Casa da Comunicação Franca)

A Fazenda Barra Grande, situada em Itirapuã/SP, alcançou um novo marco quando o assunto é sustentabilidade na produção de cana de açúcar.

A propriedade recebeu certificação pelo programa “Etanol Mais Verde”, uma iniciativa chave no setor sucroenergético de São Paulo, que promove práticas sustentáveis cada vez mais essenciais para o futuro ambiental.

A certificação foi concedida pela ASSOVALE, uma associação de produtores rurais com sede em Ribeirão Preto, que por sua vez é membro da ORPLANA, Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil.

Este reconhecimento não apenas destaca o compromisso da Fazenda Barra Grande com a sustentabilidade, mas também ressalta seu papel exemplar no cumprimento dos rigorosos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado.

Pontuação

Os protocolos do “Etanol Mais Verde” incluem a produção sustentável, que exclui o uso de queimadas, a proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e das matas ciliares ao redor dos canaviais, além de medidas preventivas contra incêndios. A certificação foi conquistada com base em uma pontuação que considera a formação de brigadas de incêndio e outras ações de proteção ambiental.

“A Fazenda Barra Grande sempre teve uma atuação eficaz em termos de sustentabilidade e já recebeu diversas premiações nessa área. Continuaremos seguindo essas diretrizes e trabalhando para a preservação do meio ambiente, reafirmando nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental”, afirma Maurílio Figueiredo Cristófani, empresário e diretor da Barra Grande.

Parceria

Estabelecido em junho de 2017, o programa é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, representado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (UNICA) e a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA), com a participação da ASSOVALE – Associação Rural Vale do Rio Pardo.

“A certificação da Fazenda Barra Grande reflete seu compromisso com a sustentabilidade e a produção de cana de açúcar e Cachaça de maneira mais responsável e com menor impacto ambiental. Esta certificação é um reconhecimento das ações implementadas pela Fazenda para a produção de cana de açúcar, matéria prima da Cachaça, do açúcar e dos biocombustíveis enquanto minimiza os impactos ambientais e sociais”, comemora Maurílio.

A Fazenda 

Na Fazenda Barra Grande, visitantes e amantes da cachaça artesanal podem conhecer o processo de produção de cachaça no engenho mais antigo e único movido à roda d’água do Estado de São Paulo. As visitas guiadas, que proporcionam uma experiência personalizada, exigem agendamento prévio.

Contatos podem ser feitos pelo WhatsApp (16) 99131-2032, Instagram @cachacabarragrande ou no site www.cachacabarragrande.com.br.

No local também há um restaurante, aberto aos sábados, domingos e feriados, e oferece cardápio à la carte com porções, refeições e coquetéis de alto nível. Além das cachaças premiadas, a loja do restaurante vende produtos locais, como fubá, rapadura, gelatina de cachaça, café e carne de lata.

O prato principal é a carne de lata com polenta de fubá do moinho. O frango caipira, outro destaque, deve ser encomendado com antecedência. Os pratos e preços estão disponíveis no site.


+ Cidades