compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Certos locais podem causar danos irreversíveis ao aparelho e até mesmo provocar incêndios; veja onde você pode colocar o micro-ondas na sua cozinha — ou não
Micro-ondas deve ficar em um local prático, de fácil acesso e seguro – foto Freepik
Decidir onde colocar o micro-ondas na cozinha vai muito além de ideias de decoração ou de onde parece ficar mais bonito.
Como o eletrodoméstico é um item muito usado no dia a dia, precisa estar em um local prático, de fácil acesso e bastante seguro.
Portanto, ao escolher o ponto ideal, é necessário considerar a altura, o que há ao redor, se há espaço suficiente para a ventilação do aparelho, se está próximo de tomadas e até se a superfície é estável.
Onde colocar micro-ondas na cozinha? Veja piores opções
Para determinar o local ideal para colocar o micro-ondas na cozinha, primeiro é preciso identificar os locais proibidos para impedir acidentes. Abaixo, veja os oito lugares que devem ser evitados a todo custo:
1. Em cima da geladeira
Durante o seu funcionamento, a geladeira libera um ar quente para conseguir congelar e gelar os produtos corretamente.
Se um micro-ondas for colocado em cima dela, a ventilação será obstruída, comprometendo o funcionamento da geladeira e reduzindo sua vida útil. Isso também pode afetar o desempenho do próprio micro-ondas.
Além disso, colocar o micro-ondas em cima da geladeira também pode causar acidentes, como incêndios.
A geladeira é quente pelo seu funcionamento e o micro-ondas esquenta durante o seu uso, então eles precisam ser mantidos distantes um do outro para impedir a formação de zonas de calor perigosas.
2. Perto da pia
Perto da pia é outro local inadequado para colocar o micro-ondas na cozinha. Como o aparelho é elétrico, deve-se evitar colocá-lo próximo à pia devido ao risco constante de contato com água.
Afinal, é impossível garantir que nenhuma gota de água alcance o micro-ondas quando ele está tão perto da pia, de forma que é melhor mantê-lo distante.
Além do risco de incêndio, o contato com água pode danificar a parte elétrica do micro-ondas com o tempo, causando mau funcionamento.
Assim, é possível que o aparelho necessite de assistência técnica ou mesmo que seja substituído por um novo — o que não vai ser bom para o seu bolso de qualquer maneira.
3. Perto da parede
O micro-ondas gera calor e fluxo de ar para evitar o superaquecimento, já que opera a altas temperaturas constantemente.
Dessa maneira, colocá-lo muito perto da parede pode obstruir a ventilação e fazer com que ele esquente demais, gerando problemas elétricos e até causando incêndios.
Logo, evite posicioná-lo em locais próximos à parede ou em áreas completamente fechadas para manter tanto a segurança da sua casa quanto o bom estado do aparelho.
4. Acima do fogão
Colocar o micro-ondas acima do fogão pode afetar negativamente seu funcionamento. Embora pareça uma boa ideia por liberar espaço no balcão da cozinha, há lugares mais interessantes, já que a proximidade do micro-ondas com o fogão pode acarretar problemas ao longo do tempo.
Afinal, o calor e a fumaça vindos do fogão podem diminuir a capacidade do eletrodoméstico, além de estragar peças fundamentais.
Outro ponto de atenção ao colocar o micro-ondas acima do fogão é a dificuldade para limpar, já que ele estaria posicionado em um local mais alto.
Além disso, pode ser perigoso colocar e retirar os pratos com comida de dentro do micro-ondas, especialmente em momentos em que o fogão está sendo usado.
5. Superfícies instáveis
Ao escolher um local para o micro-ondas, a superfície deve ser plana e firme. Isso porque a instabilidade pode apresentar riscos e dificultar o manuseio, como ao colocar e retirar alimentos quentes.
Logo, se você perceber que o eletrodoméstico ficou bambo ou que apresenta algum risco de queda após posicioná-lo, procure outro ponto imediatamente.
O principal problema aqui é o risco de queda, que pode ocorrer durante o uso ou não, e pode resultar em danos ao aparelho.
Além disso, há o perigo de machucar alguém, especialmente se o micro-ondas estiver em um lugar alto. Assim, o ideal é manter o eletrodoméstico sempre em local seco, arejado e seguro para garantir um bom funcionamento.
6. No chão
O micro-ondas foi feito para garantir praticidade e agilizar o preparo de receitas. Para isso, ele precisa ser posicionado em um local de fácil acesso, e, nesse sentido, o chão não é a melhor opção.
Pegar um alimento quente, colocar uma travessa cheia ou limpar o aparelho na altura do chão é muito mais difícil do que se ele estivesse em uma bancada, por exemplo.
Além disso, o chão é geralmente mais sujo, o que torna esse local ainda menos adequado.
Outro ponto a ser considerado é a presença de crianças em casa, especialmente as pequenas, que podem não entender os perigos.
Com o micro-ondas posicionado no chão, as crianças teriam fácil acesso ao aparelho, aumentando o risco de acidentes e comprometendo a segurança.
7. Locais muito altos ou muito baixos
É importante lembrar que o micro-ondas é um eletrodoméstico amplamente utilizado no dia a dia, por isso deve estar em uma posição confortável e de fácil acesso para quem está cozinhando.
Se estiver muito alto, torna-se difícil de limpar e perigoso ao retirar alimentos quentes, por exemplo.
Por outro lado, se o micro-ondas estiver muito baixo, sujeiras do chão podem entrar em contato com a comida ao abrir a porta, ou alguém pode chutá-lo sem querer. Além disso, um local muito baixo também dificulta a limpeza e o manuseio dos alimentos.
8. Perto de itens inflamáveis
Nunca coloque o micro-ondas próximo a itens inflamáveis devido ao risco de incêndio. O funcionamento do aparelho gera altas temperaturas, e o contato com materiais inflamáveis pode aumentar o perigo de fogo.
Vale destacar que a parte mais perigosa do eletrodoméstico é a superior, na qual estão localizados os componentes elétricos.
Afinal, onde colocar o micro-ondas na cozinha?
Não existe um local único que seja ideal para colocar o micro-ondas na cozinha, mas é importante levar em consideração alguns fatores-chave.
Por isso, escolha um ponto que seja bem ventilado, de fácil acesso e afastado de fontes de calor e água. Um balcão amplo, um armário aberto, uma prateleira grande ou ilha de cozinha podem ser boas áreas para colocar o micro-ondas.
Além disso, certifique-se de que o local seja firme e robusto o suficiente para suportar o peso do micro-ondas sem risco de queda.
*Informações TechTudo