Neta quer criar em Franca um museu com as obras do artista plástico Helio Tasso

  • Nene Sanches
  • Publicado em 31 de julho de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neta do conhecido artista francano, Flávia Tasso trabalha com afinco para fazer do antigo ateliê um centro cultural público

Autorretrato de Hélio Tasso, feita aos 80 anos, com ajuda de um espelho (Foto: acervo do artista)

Hélio Tasso foi um conhecido artista plástico, mestre na pintura, que deixou inúmeras obras em seu acervo particular e muitas outras espalhadas por residências de francanos.

Além de ser um pintor de destaque, foi um incentivador das artes, fazendo mostras e mostrando a capacidade artística dos francanos. Professor admirado, deixou muitos admiradores.

Agora, sua neta Flávia Tasso quer perpetuar a obra artística do pintor francano, transformando seu antigo  ateliê num centro cultural que concentraria todas as suas obras e também seus objetos de trabalho, assim como alguns pertences.

Flávia estudou psicologia e cinema de documentário na França, tendo trabalhado em documentários sobre os indígenas e também para Oona Chaplin, neta de Charles Chaplin, o conhecido Carlitos.

Para tanto, ela busca patrocinadores e eventuais mecenas que possam ajudar na concretização do seu intento. Eventuais admiradores da obra do artista e apoiadores da arte podem fazer contados com Flavia Tasso – (16) 999955528 ou Marilda Tasso – (16) 999993752.

Quem foi

Helio Tasso nasceu em 14 de fevereiro de 1936 e aqui faleceu no dia 31 de agosto de 2018. Foi casado com Edith Carrijo Tasso (1959 – 2018).

Neto de imigrantes italianos, foi, posteriormente, naturalizado brasileiro. Manteve em vida o seu ateliê e exposição permanente à Rua Presidente Kennedy, 1352 – Vila Flores – Franca – SP. Inúmeras de suas obras podem ainda ser apreciadas no site www.heliotasso.com.br.

Artista plástico (pintor) e professor; assinou Hélio Tasso e posteriormente Tasso em suas obras.

Desde criança demonstrava grande aptidão para o desenho e pintura. Formou-se em desenho técnico em escola profissionalizante. No entanto, como autodidata, desenvolveu e aperfeiçoou a sua arte frequentando museus, galerias e bibliotecas, criando o seu próprio estilo.

Todos os estilos

Pode-se dizer que o início de suas atividades artísticas se deu em 1963, quando passou a dedicar-se à pintura e desenho de modelos estilizados de sapatos e caixas para as indústrias de calçados de Franca.

Foi deixando nos anos seguintes os desenhos industriais, passando a dedicar-se à arte da pintura em suas diversas técnicas (óleo sobre tela, aquarelas, afrescos, etc), destacando-se pela prática de diversos estilos, tais como Abstrato, Clássico, Expressionista, Figurativa, Impressionista, Realista, Surrealista e o estilo por ele denominado Psicossoarte (interpretado por alguns críticos como Realismo Fantástico).

A partir de 1975 participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, tendo sido agraciado com relevantes premiações. O reconhecimento de seu talento se fez internacional e suas obras se espalharam por várias cidades brasileiras, assim como por países como Itália, França, China e Estados Unidos.

Após a morte do artista, sua casa (com obras em suas paredes, portas) e obras (quadros nas paredes) ficaram em exposição.

Assista ao vídeo que Flávia fez sobre seu avô:

Retrato de Flávia Tasso, aos 15 anos, feita por seu avô Hélio Tasso (Foto: acervo do artista)

+ Artes