compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Planta tem aroma forte em relação a outras espécies com esta mesma característica. Saiba como ter e cuidar do seu exemplar
A dama-da-noite (Cestrum nocturnum) é uma espécie de arbusto semi-lenhoso, com um caule ereto e ramificado que dá belas e perfumadas flores na temporada primavera-verão. Por conta do seu nome, pode ser confundida com o cacto dama-da-noite, Epiphyllum oxypetalum, que dá apenas uma flor.
Segundo Eduardo Funari, engenheiro agrônomo à frente do Funari Paisagismo, a dama-da-noite é uma planta vigorosa e de rápido crescimento.
“Ela é usada geralmente isolada, mas fica bem em pequenos grupos. São ótimas aliadas nas decorações de áreas externas, como sacadas, terraços, varandas e jardins por exalarem um cheiro forte e adocicado”, observa o profissional.
Originário das Antilhas, esse arbusto faz parte da família das solanáceas, a mesma do tomate. O nome vem devido aos seus costumes noturnos e, como uma estrela cadente vista de noite, a espécie é associada aos desejos.
“As flores se abrem ao pôr do sol e há quem diga que na época de florescimento, suas pétalas brancas realizam desejos”, diz Eduardo.
Como plantar a dama-da-noite em casa
O biólogo e paisagista Eduardo Hortenciano explica que a propagação da dama-da-noite pode ser feita por sementes ou estaquia dos ramos semi-lenhosos. Para plantar, é necessário usar um solo fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica.
“Evite plantá-la próximo a janelas de quartos, devido ao seu perfume forte. A planta não tolera salinidade, geadas fortes ou frio intenso, e a poda deve ser realizada após a floração principal para manter a forma desejada”, diz.
Nos cuidados do dia a dia, ele explica que a rega deve ser regular e o melhor local é sob sol pleno ou meia-sombra. Caso seja plantada em vasos, a adubação e rega precisam ser mais frequentes.
Além do perfume forte que atrai abelhas, morcegos polinizadores, borboletas e beija-flores, Eduardo explica que a planta pode ser conduzida como uma pequena árvore ou trepadeira, perfumando calçadas, pátios e cobrindo estruturas como caramanchões, arcos e treliças.
Segundo o portal da revista Casa e Jardim, para quem tem problemas com o cheiro, entretanto, o biólogo indica o plantio à meia-sombra, que resultará em uma floração menos intensa.