Projeto Estrelinhas: 6 meses de atenção com a saúde mental de crianças e adolescentes

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 20 de julho de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atendimentos pela Fundação Allan Kardec, iniciativa inédita em Franca de prevenção de saúde mental beneficia crianças e adolescentes

A Fundação Espírita Allan Kardec celebra o balanço de seis meses do Projeto Estrelinhas, com atendimentos focados na prevenção e promoção de saúde mental de crianças e adolescentes.

Entre janeiro e junho de 2024, foram atendidos 100 usuários, promovidas mais de 270 oficinas multiprofissionais e 100 atendimentos individuais, além de inúmeras atividades de psicoeducação internas, realizadas com os pais ou responsáveis pelos atendidos, e mais de 14 atividades externas junto ao sistema de garantia de direitos.

O Projeto Estrelinhas integra o CPSM (Centro de Promoção de Saúde Mental), lançado em outubro de 2023 pela instituição.

Trata-se de um trabalho pioneiro no município de Franca, trazendo um novo olhar sobre a saúde mental e de atuação da Fundação Allan Kardec, que passou a atender o público infanto-juvenil que antes não era contemplado pelos serviços.

Primeiros meses

“Atualmente, os atendimentos ofertados para crianças e adolescentes são focados no tratamento. Nesses seis primeiros meses, pudemos ver a evolução dos usuários no projeto, entendendo que a prevenção e promoção de saúde são tão emergentes quanto a questão de tratamento”, afirmou a psicóloga Mariana Posterare, salientando que, no contexto pós-pandemia, nota-se alto índice de adoecimentos psicológicos.

Os atendimentos oferecidos pelo Estrelinhas são totalmente gratuitos e voltados para a faixa etária dos 6 aos 17 anos e 11 meses.

O Projeto atua em duas vertentes: a “Cativar”, em que a equipe multiprofissional desenvolve atividades extramuros com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; e a “Acolher”, para atender as crianças e adolescentes que chegam por busca espontânea ou encaminhados por outros serviços.

A equipe é composta por psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, educador físico e assistente social, que realizam essas atividades de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. 

Como participar do Estrelinhas

As famílias que notarem sinais de ansiedade, depressão, dificuldades no aprendizado escolar e outras questões relacionadas à saúde mental podem procurar a Fundação Allan Kardec de forma espontânea, preencher um cadastro inicial e depois passar pela triagem realizada pela equipe do projeto.

O Estrelinhas também atende crianças e jovens encaminhados por órgãos como Conselho Tutelar e escolas.

Apoio ao projeto

Atualmente, o projeto Estrelinhas é realizado de modo filantrópico pela Fundação Allan Kardec e conta com apoio da cooperativa de crédito Sicoob 3 Colinas, mas está aberto e necessita de novas parcerias.

“Este é um projeto totalmente gratuito, a filantropia na veia que a Fundação Allan Kardec pratica. As instituições precisam buscar sua autossuficiência para oferecer esse tipo de serviço à comunidade. Precisamos de parceiros, então entidades e empresas que tenham interesse em participar do Estrelinhas podem nos procurar, serão muito bem-vindas”, afirmou Fernando Palermo, vice-presidente da instituição.

Os contatos para mais informações são (16) 99966-5345 ou 2103-3061.


+ Bem-estar