compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Confira quem terá direito a receber os lucros do FGTS e as estimativas dos valores a serem pagos aos trabalhadores beneficiários
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma ferramenta essencial para os trabalhadores brasileiros, não apenas como uma segurança financeira em momentos de necessidade, mas também como uma opção de investimento a longo prazo.
Entre as várias características do FGTS, uma que se destaca é o Lucro do FGTS, uma dinâmica que remunera anualmente os trabalhadores com saldo.
Muita gente se pergunta sobre os detalhes dessa distribuição, quem tem direito, quanto realmente ganha e quando consegue acessar esse dinheiro. Veja algumas explicações.
O que é o lucro do FGTS e como ele é gerado?
O lucro do FGTS consiste na distribuição de parte dos rendimentos anuais do fundo aos trabalhadores que possuem conta ativa ou inativa com saldo.
Esse procedimento ocorre uma vez por ano e tem como base os resultados financeiros positivos gerados pelos investimentos do próprio FGTS, especialmente em projetos de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana.
Todos os trabalhadores que possuíam saldo positivo em suas contas do FGTS, sejam elas ativas ou inativas, até 31 de dezembro do ano anterior, têm direito a receber uma parcela do lucro gerado.
Importante entender que o valor recebido é proporcional ao saldo que o trabalhador tinha na conta no momento de corte.
Como e quando o lucro é distribuído?
Normalmente, o anúncio sobre o percentual de distribuição do Lucro do FGTS é feito entre junho e julho de cada ano.
Com o depósito ocorrendo até o final de agosto. Para o ano de 2024, espera-se que o lucro seja creditado nas contas até o dia 31 de agosto.
Vale mencionar que o valor do lucro depositado se integra ao saldo total do FGTS, mas não está disponível para saque imediato.
Segundo o portal Seu Crédito Digital, entender como funciona o lucro do FGTS pode fazer uma grande diferença no seu planejamento financeiro. Monitorar seu FGTS e manter-se informado sobre os lançamentos e notas divulgadas pela Caixa são práticas recomendadas para gerir seus recursos de forma mais eficaz.
Não esqueça de consultar regularmente seu extrato e planejar o melhor uso para esse dinheiro.