compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A brincadeira é a primeira linguagem da criança, utilizada para expressar pensamentos, raciocínio, além de promover estímulos
Brincadeiras são importantes para o desenvolvimento global das crianças – foto Arquivo
As brincadeiras têm importante função no desenvolvimento global de toda criança, e com a chegada das férias escolares, elas se tornam grandes aliadas para entreter as crianças durante este período.
São nos momentos de brincadeira que a criança aprende conceitos, entende os objetos, passa a ter noção de tempo e espaço que vão se aperfeiçoando ao longo do tempo.
Além disso, elas também são um meio de expressão em que a criança transforma em ações os seus pensamentos.
A psicopedagoga do Espaço Zune, Patrícia Martins Sahb, explica que brincar é uma forma divertida de construir os conceitos pedagógicos da criança.
“As crianças que brincam desenvolvem a sua criatividade e o lúdico, que beneficia na educação e na socialização, além de trazer bem-estar”, comenta ela.
Brincadeiras como aprendizado
Normalmente, o início da vida escolar no berçário, creche ou mesmo na pré-escola é visto como o momento em que os filhos começam a sistematizar o conhecimento recebido das professoras e colegas.
Contudo, a profissional explica que isso se inicia muito antes e ressalta que crianças que têm o hábito de brincar formam conceitos, organizam e selecionam as ideias, desenvolvem as suas habilidades afetivas, cognitivas, sociais e psicomotoras.
“A criança aprende habilidades físicas simples que serão fundamentais para o desenvolvimento de outras mais complexas”, afirma Patrícia.
Entre as brincadeiras, existem as conduzidas, em que o objetivo é socializar as crianças, ensinar a brincar, a descobrir o prazer e os benefícios das brincadeiras.
Nesse sentido, a exposição a novos conceitos, cores, formas, tamanhos e texturas promove o desenvolvimento intelectual com a habilidade de associar palavras e outros conceitos.
Outro tipo de brincadeira é a espontânea, quando as crianças buscam por si só o que as fazem felizes, seja sozinhas ou buscando pares.
“A brincadeira com outras crianças da mesma idade é de extrema importância para a socialização, porque ela aprende sobre as relações humanas, como a vez de cada um, dar e tomar objetos, conceitos de certo e errado, regras”, destaca a psicopedagoga.
Brincadeiras como forma de expressão
A brincadeira é a primeira linguagem da criança, utilizada para expressar pensamentos, raciocínio, além de promover estímulos de concentração e atenção.
“A questão não é só brincar, mas os benefícios que isso traz nas escolas, como a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora”, sublinha.
Segundo a psicopedagoga, mais do que serem parte importantes do processo de desenvolvimento da criança, as brincadeiras também contribuem para o treinamento moral.
“Brincar é uma oportunidade de aprender a conviver em sociedade, fortalecer valores e construir adultos responsáveis, cientes de seu papel na sociedade”, finaliza.
*Informações Alto Astral