compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Mesmo uma situação comum como o soluço precisa ser acompanhada com atenção e cuidado
O soluço é um reflexo involuntário que consiste na contração do diafragma e músculos do tórax, seguido pelo fechamento da glote e vibração das cordas vocais, produzindo um som característico.
Normalmente, o soluço é desencadeado pelo estímulo de nervos, como os nervos vago e frênico, ou da parte do cérebro que controla os músculos respiratórios. Pode surgir após comer muito e em caso de estresse, uso de alguns medicamentos e doenças gastrointestinais, por exemplo.
Normalmente, os soluços desaparecem após alguns minutos, no entanto caso sejam persistentes ou surjam outros sintomas, é importante consultar um clínico geral para investigar a sua causa e iniciar o tratamento mais adequado.
As principais causas do soluço são:
- Fazer refeições muito grandes, devido à dilatação do estômago;
- Consumir de bebidas gasosas ou alcoólicas em excesso;
- Inalação de substâncias irritantes, como fumaça, por exemplo;
- Deglutição de ar, ao rir ou comer rapidamente, por exemplo;
- Uso de medicamentos, como alguns sedativos, quimioterápicos e corticoides;
- Doenças gastrointestinais, como refluxo gastroesofágico e hérnia diafragmática;
Outras possíveis causas de soluço incluem níveis elevados ou baixos de minerais no sangue, acúmulo de ureia no organismo, problemas do coração, infecções pulmonares e doenças neurológicas como Parkinson e epilepsia, especialmente nos casos em que o soluço é constante.
Nos bebês
O soluço no bebê é comum e pode acontecer mesmo antes do nascimento, ainda no útero da mãe, devido ao desenvolvimento dos músculos torácicos e diafragma, normalmente não sendo um motivo para preocupação. Veja como parar o soluço do bebê.
No entanto, caso o soluço no bebê dure mais de 2 dias, atrapalhe o bebê a dormir ou surjam outros sintomas, pode ter causas como infecções ou inflamações, sendo recomendado consultar um pediatra para uma avaliação.
É bom ficar atento quando o soluço;
- For acompanhado de outros sintomas, como febre, tosse, dor no abdome ou perda de peso;
- Persistir por mais de dois dias;
- Continuar enquanto a pessoa dorme.
Nestes casos, é importante consultar um clínico geral para verificar se existe uma causa para o soluço que necessite de tratamento.
Fonte: Tua Saúde
www.tuasaúde.com.br