Ortopedista destaca os benefícios da prática de pilates para quem tem dores crônicas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 5 de julho de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pilates melhora a postura, fortalece músculos e aumenta flexibilidade. Prática deve ser bem orientada, com supervisão profissional

A prática regular de pilates pode ser muito benéfica para quem sofre de dores crônicas, ou dor nas costas, problemas posturais e articulares.

A recomendação é do ortopedista Cleber Furlan, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Segundo ele, quem sente dores consegue com a prática regular fortalecer os músculos estabilizadores, melhorar o alinhamento corporal e aumentar a mobilidade. Fatores que ajudam a reduzir a intensidade das dores.

“O fundamental é que a atividade seja adaptada às necessidades e limitações de cada pessoa”, disse o especialista, que recomenda ainda que no caso de pacientes com dores, consultar um médico ou fisioterapeuta antes de iniciar a prática.

Só não podem praticar pilates pessoas com fraturas recentes, hérnias de disco severa ou que tenham passado por cirurgias.

Personalização

Para o ortopedista, a principal vantagem do pilates é a possibilidade de personalização, o professor pode adaptar os exercícios, alterando para quem tem dores nas costas por exemplo, problemas no joelho, garantindo uma prática segura e eficaz para todos.

O Pilates é amplamente utilizado também na reabilitação de lesões ortopédicas. Sua abordagem de baixo impacto e foco na estabilização muscular torna ideal para a recuperação de diversas condições, como lesões no joelho, quadril e coluna.

“Como ortopedista, vejo diariamente os impactos positivos que a prática de Pilates bem orientada pode ter na vida dos meus pacientes. É uma ferramenta poderosa não apenas para a reabilitação, mas também para a prevenção de lesões e a promoção de uma vida mais saudável e equilibrada.”

A única recomendação do médico é, diante de dores agudas ou desconforto extremo, procurar um médico. O pilates deve ser sempre uma atividade agradável e não dolorosa, segundo ele.

Quem é Cleber Furlan? 

Médico ortopedista há mais de 20 anos, o Dr. Cleber Furlan é também Mestre em Ciências da Saúde pela FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e Doutorando em Cirurgia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Furlan é especialista em Cirurgia do Quadril, bem como membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril.

Mais informações em https://www.cleberfurlanmedicina.com.br/


+ Bem-estar