Sistema de biogás da Sabesp de Franca serve de exemplo para outras cidades

  • Nene Sanches
  • Publicado em 22 de junho de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Engenheiros visitaram o sistema de biogás, que produz combustível para veículos através dos gases gerados no tratamento de esgoto

A Sabesp recebeu em Franca a visita do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sorocaba para um benchmarking sobre práticas inovadoras de sustentabilidade e eficiência com reaproveitamento de recursos gerados no tratamento de esgoto e no controle de perdas de água na rede de distribuição.

O superintendente da unidade de Franca, Gilson Santos de Mendonça, recepcionou os engenheiros Claudio Roberto Baudenbacher, Eduardo Mendonça de Ciqueira e Francisco Manoel Morás, membros da Comissão de Eficiência Energética do SAAE de Sorocaba.

A visita foi realizada na ETE Franca (Estação de Tratamento de Esgoto), onde os visitantes puderam conhecer o sistema de beneficiamento de biogás, que produz biometano para uso como combustível veicular a partir dos gases gerados na operação da ETE.

Parceria com a Alemanha

Na Sabesp, o projeto é exclusivamente desenvolvido em Franca, tendo sido implantado em abril de 2018 após investimentos de R$ 7,5 milhões, fruto de uma parceria da Companhia com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha.

Atualmente, 40 carros da empresa estão adaptados para abastecimento com biometano. Em seis anos, estima-se, a empresa economizou mais de meio milhão de reais com combustível.

Inovador, o sistema é destaque mundial e, neste ano, coloca a Sabesp como uma das finalistas do maior prêmio do mundo no setor de biogás e concorre no AD and Biogas Industry Awards 2024. 

Visita técnica

Gilson Santos de Mendonça apresentou o perfil da Superintendência Regional da Sabesp em Franca, que abrange 30 municípios, e destacou o espírito de inovação da unidade de negócios.

Além do biogás, explicou aos visitantes sobre a tecnologia de pesquisa de vazamentos não visíveis realizada com uso de inteligência artificial e da turbina de controle de pressão.

Este equipamento é um projeto piloto em Franca, instalado no Parque das Esmeraldas desde 2019 e já apresenta resultados excelentes. Permite reduzir perdas de água e funciona como uma mini hidrelétrica, com geração de energia para autoconsumo.

Ecossistema

Eduardo Ciqueira, técnico em eletrotécnica na autarquia municipal de Sorocaba, ressaltou que a cultura inovadora da Sabesp desperta interesse pelas práticas bem sucedidas que apresenta.

“A Sabesp, para a gente que é operador do sistema de saneamento municipal, sempre foi uma referência. Nos tempos atuais, precisamos tornar nossos sistemas cada vez mais eficientes e sustentáveis.Ver na Sabesp de Franca, na prática, soluções inovadoras que vão ao encontro de sistemas sustentáveis e eficientes de maneira que protegem todo ecossistema, que têm bons resultados e são altamente aplicáveis em nossos sistemas, é muito importante”. A equipe do Saae também conheceu a turbina de controle de pressão.

Luciano Reami, gerente de divisão de Operação de Esgoto da Sabesp de Franca; Luiza Peixoto, encarregada de esgoto e a engenheira civil Maria de Fátima Brito Ferreira, gestora de perdas da unidade, também acompanharam o encontro.

Inovações de sucesso

“Esta visita é extremamente valiosa, uma grande oportunidade para a Sabesp conhecer soluções implantadas no SAAE e, ao mesmo tempo, o pessoal do SAAE conhecer inovações de sucesso desenvolvidas na Sabesp de Franca, como o biogás, para todos avançarem. Este projeto proporcionou ganhos financeiros, com economia de combustível para a frota de veículos da empresa, e na questão ambiental, com a redução da emissão de gases de efeito estufa que são muito prejudiciais”, comentou o superintendente Gilson de Mendonça.


+ Meio Ambiente