compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Atleta vem de cinco conquistas seguidas e foi campeão com Paulistano, Flamengo e Sesi Franca
O vice-campeonato, após perder para o Bauru Basket o NBB da temporada 2016/17, foi um divisor de águas na carreira de Jhonatan Luz.
Após a virada bauruense o Paulistano, que vencia por 2 a 0 na série melhor de cinco, o ala do Sesi Franca conquistou cinco títulos consecutivos e está próximo de colocar o seu nome ao lado dos maiores campeões da história do campeonato nacional.
Com 2 a 1 na série com o Flamengo, o Sesi Franca pode ser campeão se vencer o jogo 4 da decisão, nesta quinta-feira (13/06), às 18h, no Maracanãzinho.
Se isso acontecer, Jhonatan Luz iguala o número de conquistas de Marquinhos e Olivinha. Além disso, será o primeiro atleta com seis troféus consecutivos no NBB.
Fazer história
“Isso é gratificante, é fruto de muito trabalho. Ter chance de igualar o Marquinhos e o Olivinha. São grandes jogadores, grandes histórias do basquete, mas eu quero o meu, quero estar lá no alto. Vim para fazer história e deixar minha marca”, afirmou o jogador de 37 anos, que esteve em 15 temporadas das 16 do NBB. Ele só não participou da primeira edição, em 2008/09.
O currículo
O primeiro título do NBB do currículo de Jhonatan Luz foi pelo Paulistano, em 2017/18.
Depois disso, ele empilhou conquistas, sendo uma espécie de amuleto que atraia títulos com times diferentes. Levantou o troféu 2018/19 e 2020/21 com o Flamengo, últimos anos de triunfos do Rubro-Negro.
Depois disso, retornou para o Sesi Franca e ajudou nas duas primeiras conquistas do time na história, nas temporadas 2021/22 e 2022/23.
Cauteloso
Perto de ampliar o seu status de lenda do NBB, o ala é cauteloso. A vantagem na decisão com o Flamengo não ilude o experiente jogador.
Aquela final contra o Bauru Basket antes do início de uma sequência sensacional de títulos serve de alerta. Naquela oportunidade, o Paulistano abriu 2 a 0, mas perdeu três jogos consecutivos, deixando escapar o troféu.
“O Helinho sempre fala que temos até meia-noite para comemorar. Página virada, não tem nada ganho. Eu, particularmente, já joguei várias finais. Já perdi uma final em que estava ganhando de 2 a 0. Não quero passar esse momento novamente. Temos de jogar mais focados, mais concentrados para ganhar um jogo. É ganhar um jogo para levantar o troféu”, afirmou Jhonatan Luz.
Defesa forte
Para vencer o jogo quatro, o ala aposta na defesa forte, como aconteceu no terceiro confronto, no último sábado, no Pedrocão.
“A gente sabe que se nossa defesa se destacar temos um grande elenco no ataque”, disse o jogador, que também pede o mesmo espírito de luta que resultou no triunfo por 81 a 73
“A gente vai com unhas e dentes lá. Se tiver sangue, vamos com sangue também, porque estamos buscando o nosso tricampeonato.”
Na TV
O jogo quatro terá transmissão da TV Cultura, ESPN, sportv, YouTube do NBB CAIXA, NBB BasquetPass, Jumper e FlaTV.
Se o Flamengo vencer o Sesi Franca na quinta-feira, o quinto e decisivo confronto acontece no sábado, às 11h10, novamente no Maracanãzinho.