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A segunda edição da BFSHOW, feira de calçados, gera otimismo para o segundo semestre
A segunda edição da BFSHOW, feira de calçados que aconteceu entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP, gerou otimismo para o segundo semestre de vendas da indústria calçadista.
Com 318 marcas expositoras, a mostra recebeu mais de nove mil pessoas, entre compradores brasileiros e de todos os continentes do mundo. A feira é uma realização da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a feira confirmou a projeção positiva de crescimento para o setor ao longo de 2024.
“Neste ano, temos uma estimativa de crescimento entre 0,9% e 2,2%. O sucesso da feira, tanto em negociações com o mercado doméstico quanto externo, nos deixam mais otimistas e próximos da banda mais alta”, comemora o dirigente.
Força e união
Segundo ele, a BFSHOW demonstrou a força e união do setor calçadista brasileiro. “Tenho certeza de que esse setor, com todo o seu poder de resiliência, tem potencial para crescer ainda mais. Precisamos de melhores condições de competitividade, pois somos produtivos e competentes no que fazemos. A realização da BFSHOW comprova isso”, acrescentou.
Para o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, a feira, já na sua segunda edição, se consolida como a maior do País. “Não somos nós que estamos dizendo, são os expositores, lojistas e importadores presentes. A vinda da feira para São Paulo, com uma melhor infraestrutura e logística facilitada para receber milhares de compradores com conforto e conveniência é um diferencial que está fortalecendo o evento como um dos principais do mundo e dando o devido reconhecimento à indústria calçadista brasileira”, destaca.
Injeção de ânimo
A BFSHOW foi uma verdadeira injeção de ânimo para a indústria calçadista nacional, ainda muito abalada com o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul, maior exportador e segundo principal produtor de calçados do Brasil.
A palavra de ordem, para as 56 marcas gaúchas participantes da BFSHOW foi resiliência. Com dificuldades logísticas, já que o aeroporto de Porto Alegre foi duramente atingido pelas enchentes e só deve reabrir em setembro, muitos vieram por aeroportos alternativos ou até mesmo de ônibus e vans até São Paulo.
“O setor calçadista gaúcho mostrou uma força que impressionou a todos aqui na BFSHOW. Tenho convicção de que, até o final de maio, mais de 90% da produção de calçados no Rio Grande do Sul estará normalizada”, projeta o presidente-executivo da Abicalçados.