Conheça o novo gel que promete evitar a embriaguez e problemas de saúde

  • Nene Sanches
  • Publicado em 21 de maio de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O gel foi desenvolvido por pesquisadores suíços e é capaz de “digerir” o álcool antes dele chegar na corrente sanguínea

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH Zurich), na Suíça, desenvolveram um gel capaz de “digerir” o álcool antes dele chegar na corrente sanguínea.

Isso significa que o novo produto, composto por proteínas de soro de leite, poderia evitar a embriaguez.

Problemas de saúde causados pelo álcool

Testes pré-clínicos foram realizados em camundongos e apontaram a redução dos níveis de álcool no sangue dos animais em até 50%.

Segundo a equipe responsável pela pesquisa, o gel ainda protegeu a maioria dos órgãos, especialmente o fígado, contra os danos provocados pela bebida.

Os pesquisadores explicam que o produto é capaz de converter a bebida alcoólica em ácido acético inofensivo, que não produz efeitos da embriaguez e nem da ressaca. Isso também evita quaisquer problemas de saúde no organismo.

Absorção lenta

O gel foi desenvolvido a partir de proteínas encontradas no soro do leite. Elas foram fervidas e transformadas em fibrilas longas e finas. Em seguida, foi adicionado sal e água, o que dá o aspecto final ao produto e garante uma absorção lenta.

Como catalisadores do composto foram acrescentados ferro, glicose e nanopartículas de ouro. Quando a mistura entra no organismo e interage com o álcool, inúmeras reações enzimáticas ocorrem, o que viabiliza a conversão da bebida em álcool acético.

Uso para combater doenças

Ainda é necessário testar o gel em humanos para comprovar a eficácia e segurança dele.

A ideia dos pesquisadores é prescrever o produto antes ou depois do consumo de álcool.

Dessa forma, o gel vai impedir ou reduzir os níveis de álcool no sangue, atenuando os efeitos nocivos da bebida.

Ele também poderá ser utilizado em pacientes que sofrem de síndrome da fermentação intestinal.

A condição é considerada rara e consiste na produção de álcool pelo corpo, mesmo que o indivíduo não tenha ingerido bebidas alcoólicas.

Segundo o portal Olhar Digital, que se baseou numa reportagem da ETH Zurich, apesar da possibilidade, não há previsão para que o gel fique disponível para a população.


+ Ciência