Aprenda como limpar seus tapetes a seco em casa com receitas de ingredientes simples

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 10 de maio de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com ingredientes caseiros, como bicarbonato de sódio, vinagre, detergente e amaciante, é possível manter os tapetes sempre limpos

Itens de importância na decoração e no conforto em casa, os tapetes requerem cuidados na hora da limpeza para evitar acúmulo de pó e ácaros, o que impacta principalmente os alérgicos.

Uma das formas é lançar mão de empresas especializadas, mas há outras maneiras de limpá-los a seco e mantê-los higienizados com tarefas simples, feitas na própria residência. Confira as dicas!

Tirar o pó

Segundo a home expert Flávia Ferrari, à frente do canal A Dica do Dia no YouTube, a limpeza do tapete deve fazer parte das tarefas semanais da casa. “Vale passar o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana. Tapetes pouco usados, podem ser aspirados a cada duas semanas”, recomenda.

Em linhas gerais, essa limpeza também deve ser a preliminar de um procedimento mais pesado de higienização ou de retirada de manchas e odores.

Manchas

As manchas devem ser retiradas assim que elas acontecem, conforme sugestão de Flávia. No caso de gordura, o segredo, antes de fazer qualquer procedimento na peça, é retirar a substância.

Ela usa uma dica que sua mãe ensinou: coloque talco (aquele de bebê ou o usado para perfumar a pele) em uma quantidade generosa sobre a mancha e deixe pernoitar.

“Você reparará que o talco ‘puxará’ toda a gordura e depois é só seguir com a limpeza normalmente”, explica Flávia. Se a mancha não sair nesta primeira etapa, repita o processo até ficar satisfeito. O talco pode ser substituído por amido de milho ou giz.

Rotinas

Após essa etapa, a personal organizer Juçara Monaco, especialista em treinamento de limpeza e elaboração de rotinas, recomenda misturar uma colher (chá) de detergente suave com uma xícara de água morna.

Aplique a solução na mancha e esfregue suavemente com uma escova de cerdas macias. Por fim, enxágue com água limpa e seque com um pano.

Para manchas de café ou chá, a dica de Juçara é misturar uma colher (chá) de detergente neutro, uma colher (chá) de vinagre branco e uma xícara de água morna. Aplique a solução na mancha e esfregue suavemente com uma escova de cerdas macias. Deixe a solução agir por alguns minutos e depois limpe com um pano úmido.

Derramou vinho?

Cubra a mancha com bicarbonato de sódio para absorver o excesso de líquido. Em seguida, misture partes iguais de água e vinagre branco em um frasco de spray.

Pulverize a solução na mancha e deixe agir por alguns minutos. Use um pano limpo para absorver a solução e a mancha. Repita o processo até que a mancha desapareça.

Se você derramou outros líquidos no tapete, utilize pano branco e limpo ou uma toalha de papel para absorver imediatamente, enxugando de fora para dentro, sem esfregar.

A fricção pode espalhar a sujeira. Se persistir, misture uma colher (chá) de detergente neutro com um copo de água morna e massageie delicadamente o local até desaparecer.

A seco

Após retirar o pó e manchas, o tapete está pronto para uma limpeza mais profunda a seco. Para isso, Juçara sugere espalhar bicarbonato de sódio uniformemente sobre toda a superfície do tapete.

“O composto químico ajudará a absorver odores e a soltar a sujeira”, explica Juçara. Deixe o ingrediente – que pode ser misturado ao amido de milho na mesma proporção – agir no tapete por algumas horas ou até mesmo durante a noite, dependendo da gravidade da sujeira e dos odores.

Após o tempo de espera, use o aspirador de pó para remover o bicarbonato de sódio do tapete. “Passe o aspirador em várias direções para garantir que todo o pó seja removido”, ensina a personal organizer.

Vinagre

Outra forma de limpar o tapete em casa sem a necessidade de lavá-lo é usando vinagre. Após remover a sujeira solta do tapete com aspirador de pó, use uma mistura de partes iguais de água e vinagre branco em um balde ou recipiente.

“Se houver odores persistentes no tapete, você pode adicionar um pouco mais de vinagre à solução”, diz Juçara.

Após esfregar todo o tapete, deixe a solução de vinagre agir por cerca de 10 a 15 minutos. Isso ajudará a desinfetar e neutralizar odores. Em seguida, enxágue o tapete com água limpa usando um pano úmido ou esponja para remover o excesso de vinagre e sujeira.

Depois de enxaguar, pressione um pano limpo e seco sobre o tapete para absorver o excesso de umidade. “Deixe o tapete secar completamente ao ar livre, evitando a exposição direta ao sol, pois isso pode desbotar as cores”, alerta Juçara.

Amaciante

Esta dica é especialmente para quem tem tapete felpudo, já que, além de limpar e perfumar, deixará a peça macia.

Para finalizar a limpeza, use um pano úmido e deixe secar. Depois, passe o aspirador para levantar as fibras e restaurar a maciez.

O tapete pode ficar com maus odores, especialmente quando há presença de animais de estimação ou a casa está em um local úmido e fica fechada por muito tempo.

Para eliminar o cheiro, uma dica é fazer uma mistura com bicarbonato de sódio e um ingrediente seco e perfumado de sua preferência – por exemplo, folhas secas, canela, cravo-da-índia e lavanda.

Espalhe essa mistura sobre o tapete e deixe por alguns minutos. Depois, com auxílio de um aspirador de pó, remova completamente. Segundo publicação da revista Casa e Jardim, além de limpar o tapete, ele ficará cheiroso.


+ Casa e Decoração