Universidade de Harvard sugere evitar 3 alimentos que engordam após os 50 anos

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 27 de abril de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns alimentos contribuem para o ganho de peso, principalmente após os 50 anos. Veja quais são, de acordo com a Universidade de Harvard

Depois dos 50 anos, a perda de peso costuma ser um objetivo um pouco mais difícil de alcançar. À medida que o metabolismo muda, a queima de calorias diminui. Para ajudar nessa fase, a Universidade de Harvard revelou três alimentos que devem ser evitados na meia-idade.

Os pesquisadores realizaram um estudo, publicado na revista científica BMJ, para descobrir os alimentos que ajudam a ganhar peso depois dos 50 anos. Eles analisaram as alterações de 136.432 adultos com 65 anos ou menos — quase 85% eram mulheres com mais de 28 anos.

Diferença

A equipe descobriu que a qualidade dos hidratos de carbono que os participantes ingeriram fez a diferença: as pessoas que comeram mais hidratos de carbono de baixa qualidade ganharam até 1,4 quilo a mais do que outras. Isso aconteceu principalmente em mulheres e pessoas que já estavam acima do peso.

De acordo com os pesquisadores de Harvard, o ganho de peso foi influenciado pelos carboidratos de baixa qualidade que apresentam alto índice glicêmico, o que produz picos de glicose no sangue. Eles, então, listaram quais alimentos fazem parte deste grupo:

Vegetais ricos em amido, como ervilha, milho, batata e abóbora;

Bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos de frutas, energéticos ou qualquer tipo de bebida que tenha açúcares;

Cereais refinados, como massa branca, pão francês, arroz branco ou farinha branca.

De acordo com o portal Metrópoles, os resultados deste estudo sugerem que um aumento no índice glicêmico da dieta está associado a um maior ganho de peso na meia-idade.

Por mais surpreendente que possa parecer, os alimentos que mais contribuíram para o ganho de peso na meia-idade foram os cereais refinados.


+ Bem-estar