Já ouviu falar de hidrolatos? Saiba o que são e seus benefícios para a pele

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 20 de abril de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Repletos de nutrientes, os hidrolatos oferecem hidratação profunda e uma sensação calmante para a pele

Hidrolatos são suaves e naturais, sendo seguros para serem usados até em gestantes e crianças – foto Freepik

 

Os hidrolatos, também conhecidos como águas florais ou hidrossóis, são um produto resultante da destilação de plantas aromáticas, sendo uma alternativa suave e natural para o cuidado com a pele.

Ao contrário dos óleos essenciais, os hidrolatos não necessitam de diluição e podem ser aplicados diretamente na pele, oferecendo uma experiência única e segura, inclusive em gestantes e crianças.

Com a chegada do outono, época que demanda uma atenção especial com a pele devido à mudança de estação, com variação de temperaturas e umidade, os hidrolatos se destacam como uma solução natural e revigorante para manter a pele hidratada.

Benefícios dos hidrolatos

Extraídos durante o processo de destilação, juntamente com óleos essenciais, os hidrolatos oferecem diversos benefícios e propriedades terapêuticas.

Ricos em nutrientes e compostos aromáticos, eles contribuem para a hidratação e sensação calmante e até refrescante para a pele.

Por isso, podem ser usados como tônicos faciais e em banhos aromáticos ou escalda-pés. Também são ótimos para aromatizar ambientes.

Hidrolatos como o de rosa damascena, jasmim e immortelle, por exemplo, podem trazer benefícios visíveis e duradouros para a pele.

Eles tonificam e auxiliam na redução da vermelhidão, contribuindo para uma aparência radiante e saudável.

“Além disso, proporcionam uma experiência aromática única com suas notas florais refrescantes”, acrescenta Mariana Corrêa, gerente de marketing da Oshadhi, marca alemã referência mundial em Aromaterapia.

Com propriedades 100% naturais, os hidrolatos de camomila, lavanda e gerânio são especialmente valorizados por suas capacidades calmantes, ajudando a aliviar a sensibilidade e a irritação cutânea.

“Hoje nós temos os hidrolatos como personagens muito importantes no contexto da Aromaterapia. E o mais interessante é que o hidrolato carrega consigo o mesmo potencial do óleo essencial da planta referente a ele”.

“Portanto, os hidrolatos são uma forma muito rica de recebermos esse poder curativo da natureza,” destaca o biólogo Yan Oberlander, aromaterapeuta e consultor científico da Oshadhi.

*Informações Alto Astral