compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Uma nova plataforma online desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promete revolucionar o processo de doação de órgãos no Brasil
Plataforma criada pelo CNJ tem o objetivo de agilizar o processo de doação de órgãos – foto Freepik
A partir desta terça-feira (2), uma nova plataforma online desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promete revolucionar o processo de doação de órgãos no Brasil.
Com a possibilidade de registro do desejo de doar órgãos pelo site ou aplicativo do CNJ, todos os brasileiros ganham uma maneira mais simples e eficiente de manifestar sua intenção de doação, garantindo que familiares e o sistema de saúde estejam cientes dessa decisão crucial.
A espera por transplantes é uma realidade angustiante para milhares de brasileiros. Atualmente, cerca de 42 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no país, e dentre elas, cerca de 500 são crianças, cujas vidas dependem da generosidade de doadores.
Tragicamente, em 2023, aproximadamente 3 mil pessoas faleceram antes de receberem o órgão tão necessário para sua sobrevivência.
Embora a autorização para doação em caso de morte encefálica ainda dependa da decisão dos familiares do paciente, a iniciativa do CNJ visa agilizar o processo ao tornar mais transparente a intenção de doar.
Ao registrar a intenção de doar órgãos pelo aplicativo ou site, os cidadãos brasileiros podem contribuir significativamente para reduzir o tempo de espera na fila de transplantes e, consequentemente, salvar vidas.
*Informações Portal da Cidade Cabreúva