compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Em alguns casos, os efeitos da restrição de sono são comparáveis à embriaguez; concessionária realiza campanhas de conscientização
O sono foi a causa provável de ao menos 5% dos acidentes registrados no trecho sob gestão da Arteris ViaPaulista em 2023.
É o que aponta um levantamento realizado com base nos dados do Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa, setor que registra as ocorrências que acontecem ao longo dos 720 quilômetros de rodovias sob administração da concessionária.
A estatística reflete uma pequena amostragem, já que considera somente os acidentes nos quais o sono ao volante foi citado/confirmado pelo usuário ou constatado pelas equipes operacionais quando chegam no local de atendimento.
Porém, o cansaço acumulado, a fadiga e a restrição ao sono são fatores recorrentes no dia a dia da concessão, segundo explica a gerente de Operações da Arteris ViaPaulista, Ana Caetano.
Palavra de quem entende
“Sabemos que o levantamento é um reflexo do que acontece, até porque nem todos os usuários relatam o sono como causa provável. Uma situação de sonolência pode ocasionar acidentes graves, como invasão de faixa contrária, colisões traseiras e, ainda, choque contra elementos de segurança nas vias. É tão perigoso quanto dirigir alcoolizado e mexendo no celular”, reforça a gerente.
Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) apontam que ele é o responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes em todas as vias do país. Em alguns casos, os efeitos da restrição de sono são comparáveis à embriaguez. Segundo alguns estudos, o tempo de reação de uma pessoa sonolenta chega a ficar até três vezes maior.
A ViaPaulista dispõe de infraestrutura para paradas rápidas em cinco das rodovias que administra: SP-330, SP-334, SP-345, SP-255, SP-318. Ao todo, são 19 bases SAUs (Serviço de Atendimento aos Usuários), com bebedouro, banheiro e fraldário.
Áreas de descanso para caminhoneiros
Além da atuação operacional, a ViaPaulista promove campanhas de conscientização sobre a importância sobre o sono e o descanso, com atividades externas do “Acorda, motorista”. A ação é feita principalmente com caminhoneiros, que pela atividade dirigem longos períodos na estrada.
O descanso do condutor de caminhão, além de fundamental para sua saúde e segurança, é protegido pela Lei dos Caminhoneiros regulamentada em 2015.
E para que isso ocorra, os motoristas necessitam de lugares com infraestrutura adequada para fazer suas paradas, como é o caso das duas Áreas de Descanso para Caminhoneiros (ADCs) – implantadas pela ViaPaulista na SP-255, em Bocaina (km 136) e em Taquarituba (km 311).
As estruturas funcionam 24 horas por dia nos sete dias da semana e com serviços gratuitos, como estacionamento, pontos de energia para carga refrigerada, banheiros, lavanderia, recepção com televisor, entre outras facilidades. Nos locais, caminhoneiros podem passar a noite em segurança.
“A ADC tem uma estrutura muito boa aos profissionais da estrada que precisam de um local seguro e gratuito para parar, almoçar, descansar. Ou seja, que precisa seguir viagem em segurança”, completa Ana Caetano.