compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Manter as roupas brancas é um desafio, mas é possível com dicas caseiras
Lavar roupa branca sempre é um desafio, não é mesmo? Mas, tenha calma: com os produtos certos você consegue alcançar um bom resultado.
Blusas, lençóis, meias, panos de prato, toalhas de banho e até mesmo os panos de chão vão ficar novinhos em folha com os truques que vamos te ensinar neste artigo.
Diga adeus às roupas encardidas e aprenda seis truques de como clarear roupa branca com produtos caseiros. Além disso, confira receitas simples e práticas para tirar manchas deixadas pelos desodorante e também aquela marca amarelada de suor, que parece que nunca vai sair. Separe seu bloco de notas e continue a leitura!
Use o vinagre
O vinagre branco é uma ótima solução clareadora e que pode ser usado para reviver o branco das roupas. Para isso, basta diluir meio copo de vinagre branco em um balde com água e mergulhar a roupa. Se quiser potencializar o processo, você também pode adicionar bicarbonato de sódio.
Depois, é só enxaguar e lavar a roupa como você sempre faz. Outra alternativa é colocar o vinagre diretamente no compartimento da máquina de lavar.
Porém, lembre-se que, nesse caso, o resultado não é tão eficiente quanto em uma lavagem manual. Além disso, outra característica legal de usar vinagre é que ele atua como um produto multiuso, pois ajuda a clarear as roupas, amaciar e ainda tira odores.
Bicarbonato de sódio
Assim como o vinagre, o bicarbonato de sódio é um dos maiores aliados da limpeza – e não seria diferente na lavagem de roupas.
Para clarear roupa branca com aspecto amarelada, experimente diluir meio copo de bicarbonato de sódio em um balde com água até a metade.
Se quiser maximizar o efeito, adicione mais meio copo de vinagre branco (como citado no tópico anterior). Em seguida, mergulhe a roupa – que deve já deve estar lavada – e deixe-a de molho nessa mistura por cerca de duas horas. Depois, é só retirá-la do balde, enxaguar e colocar para secar.
Outra dica interessante, é que você também pode usar o bicarbonato de sódio para remover manchas no colarinho, punhos e axilas de camisas e camisetas. Nesse caso, a dica é fazer uma pastinha com o bicarbonato e esfregá-lo diretamente sobre as manchas secas.
Deixe a mistura agir por aproximadamente uma hora. Depois, você pode esfregar mais um pouco se achar necessário e em seguida lavar e enxaguar.
Suco de limão e água
Assim como o vinagre, o limão também possui uma ação branqueadora e que pode ser usado para clarear as peças brancas, seguindo o mesmo passo a passo descrito acima para o vinagre.
Já para manchas mais resistentes e encardidas, você pode usar o bicarbonato de sódio em conjunto com o limão. Faça uma pastinha com os ingredientes e esfregue no local da mancha.
Outro aliado: o álcool
O álcool também pode ajudar a clarear a roupa branca. Para isso, reserve um recipiente com dois litros de água morna e misture meio copo de bicarbonato de sódio, meio copo de sabão líquido e meio copo de álcool.
Deixe de molho por, pelo menos, seis horas em um recipiente fechado com tampa. Depois, lave tudo normalmente como de costume.
Água oxigenada
A água oxigenada pode ser usada para remoção de manchas amareladas e que são mais difíceis de sair. Nesse caso, basta aplicar água oxigenada (volume 20 ou 30) diretamente sobre a mancha, aguardar cerca de 30 minutos e enxaguar em seguida. Caso a mancha persista, você pode repetir o procedimento.
Até o micro-ondas
Para começar, lave a peça com água e sabão para tirar o grosso da sujeira. Em seguida, acrescente um pouco de água sanitária (se ela for totalmente branca, sem nenhuma estampa) e sabão em pó.
Depois, coloque-as em uma sacola plástica e faça um nó, mas deixe um espaço para que o ar saia. Na sequência, coloque a embalagem plástica com a roupa no micro-ondas e ligue em potência média por três minutos.
Lembre de dar uma pausa para o ar sair e, depois, ligue o aparelho por mais dois minutos. Por fim, remova com cuidado a sacola e faça o enxágue normalmente das peças.
Fonte: WWW.meulugar.quintoandar.com.br