compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Teve início nesta semana a revitalização e adequação de acessibilidade das praças Nossa Senhora da Conceição (Catedral) e Barão, localizadas no Centro de Franca
Obras de acessibilidade e adequação tiveram início esta semana
Teve início nesta semana a revitalização e adequação de acessibilidade das praças Nossa Senhora da Conceição (Catedral) e Barão, localizadas no Centro de Franca. A obra conta com recursos de convênio com o Governo do Estado de São Paulo.
As duas praças estão localizadas entre as ruas Monsenhor Rosa, Major Claudiano, Do Comércio, Marechal Deodoro, General Teles, Voluntários da Franca e Saldanha Marinho. Esta última foi ponto de partida para a revitalização.
O projeto contempla o alargamento de corredores, execução de rampas de acessibilidade, remanejamento de canteiros e jardins, novo paisagismo, instalação de novas lixeiras, objetivando ampliar os espaços de circulação, tornando o ambiente mais acolhedor.
Novos bancos serão colocados, com a substituição de alguns nas duas praças, bem como lixeiras em concreto e madeira vazados, bebedouros de água e um bicicletário, projetado para a Praça Barão, fazendo frente para o calçadão da rua Marechal Deodoro, além dos serviços de acessibilidade, com piso tátil e rampas.
A previsão de término das obras é de seis meses.
Estação
Além das praças do Centro, a Sabino Loureiro, localizada no bairro da Estação, também está recebendo o projeto de acessibilidade.
A obra contempla a instalação de rampas, dois banheiros (masculino e feminino) adaptados, mas de uso geral da população, e a instalação de pisos podotáticos, que alerta sobre obstáculos e direciona caminhos às pessoas com deficiência visual.
Também será executado o passeio acessível no entorno da praça interligando as plataformas (ponto de ônibus) e vaga para PCD (Pessoa com Deficiência).
O coreto, patrimônio histórico, receberá nova pintura para que o espaço seja utilizado para apresentações artísticas aos finais de semana.
A previsão de entrega das obras, realizadas pela EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), é para o primeiro trimestre deste ano.
Tanto o projeto das praças do Centro, quanto de acessibilidade da Sabino Loureiro, foram analisados pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, responsável pelo auxílio na conservação de bens históricos, tombados e/ou com interesse para conservação.